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dc.contributor.authorRIBEIRO, Eduarda Harrop Duarte-
dc.contributor.authorLYRA, Raíssa de Souza Leão-
dc.date.accessioned2020-05-06T12:30:28Z-
dc.date.available2020-05-06T12:30:28Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/796-
dc.descriptionORIENTADOR: Gilliatt Hanois Falbo; CO-ORIENTADORA: Hegla Virginia Florêncio de Melo Pradopt_BR
dc.description.abstractObjetivos: determinar o grau da motivação dos estudantes de Medicina ao longo do curso, observando-se o mesmo grupo de estudantes em 3 diferentes momentos: no segundo, quarto e sexto ano. Métodos: Estudo analítico, pseudocoorte, realizado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), onde os estudantes tiveram suas motivações avaliadas através da Escala de Motivação Acadêmica(EMA), proposta por Vallerand e cols., validada e formatada para o ensino superior. Para análise da confiabilidade dos dados, utilizou-se o índice de confiabilidade (alfa de Crombach). Resultados: Na comparação dos resultados dos alunos no sexto ano, com os resultados dos dois outros momentos, foi observada uma diminuição estatisticamente significativa na motivação intrínseca, aumento da motivação extrínseca e aumento da desmotivação dos estudantes. Conclusões: Os achados revelaram níveis satisfatórios de motivação para os sujeitos do estudo, semelhantes a achados de pesquisas anteriores que utilizaram a Escala de Motivação Acadêmica. Foi observado mais alterações da composição do que da intensidade da motivação do grupo estudado. Tal fato pode estar relacionado a um alto grau de motivação ainda na fase pré-clínica, devido ao modelo curricular da faculdade estudada.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjectives: Determinate the degree of medical students motivation through out the course, observing the same group of students at three different times: at the second, fourth and sixth year. Methods: Analytical study, pseudocoorte type, held at the Institute of Medicine Professor Fernando Figueira (IMIP) and in the Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), where students had their motivation assessed by the Academic Motivation Scale (EMA), proposed by Vallerand et al., validated and formatted for higher education. To analyze the reliability of the data, we used the reliability index (Cronbach's alpha). Results: In comparing the results of students in the sixth year, with the results of the two others momentos, there was a statistically significant decrease in the intrinsic motivation, a increase of the students extrinsic motivation and dismotivation. Conclusions: The findings showed satisfactory levels of motivation for the study subjects, similar to findings from previous research that used the Academic Motivation Scale. It was observed that there was more changes in the composition than the intensity of the motivation of the study group. This may be related to a high degree of motivation still in the preclinical phase, due to the model curriculum of college study.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectEscala de motivação acadêmicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleTendência da motivação do estudante ao longo do curso médico da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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