Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/823
Título: Educação permanente no âmbito da atenção primária nas I, IV e VII Gerências Regionais de Saúde do Estado de Pernambuco: percepção dos gestores
Autor(es): SOUZA, Emília Beatriz dos Santos
ALMEIDA, Paloma Maria Oliveira de
SILVA, Reneide Muniz da
Palavras-chave: Atenção Primária em Saúde
Educação em saúde
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Introdução: A educação permanente é uma estratégia para a construção de novas práticas em saúde. A Política Nacional de Educação Permanente desenvolvida pelo Ministério da Saúde, almeja por meio da descentralização da gestão setorial, o desenvolvimento de estratégias e processos para alcançar a integralidade da atenção à saúde individual e coletiva no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar o desenvolvimento das ações de educação permanente nas I, IV e VII Gerências Regionais de Saúde do Estado de Pernambuco no âmbito da atenção básica, sob a percepção dos gestores. Método: Foi realizado um estudo analítico com abordagem qualitativa nas sedes das gerências regionais de saúde, no período de outubro de 2019 a maio de 2020, sendo este um recorte do estudo de mestrado profissional em educação para o ensino em saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Aspectos éticos: O projeto ancora intitulado Percepção dos gestores da Educação Permanente nas regionais de saúde no estado de Pernambuco desenvolvidas na atenção primária, foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde com parecer de número 3.159.941. Resultados: Foram entrevistados os responsáveis pela educação permanente nas Regionais I, IV e VII da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco. Foram encontradas dificuldades para a execução do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde. As ações são direcionadas aos agentes comunitários de saúde, os preceptores e os técnicos em enfermagem. Existem potencialidades que ajudam a firmar o pilar da educação permanente e evidenciam os desafios enfrentados pelos gestores no processo de trabalho. Discussão: A análise da educação permanente nas I, IV e VII Gerências Regionais de Saúde revelou informações consideráveis para o aperfeiçoamento da dinâmica de educação permanente. Os gestores carregam consigo uma demanda elevada de trabalho, uma vez que não atuam apenas como coordenadores das Comissões de Integração Ensino-Serviço. Os profissionais contribuem positivamente à sua Gerência Regional de Saúde no que diz respeito aos seus entendimentos relacionados a base conceitual da educação permanente. O conceito pôde ser visto e definido de formas similares em um contexto bastante homogêneo, onde os profissionais compreendem como educação permanente no, pelo e para o trabalho, busca-se a transformação do processo de trabalho, sob orientação da qualidade da atenção e do acesso aos serviços de saúde. Diante da sugestão de repensar o Plano de Ação Regional de Educação Permanente, fica evidente que os gestores lidam com particularidades diversas para poder manter o plano na ativa. Apesar dessa condição, uma gerência apresentou um a relação positiva com o plano. O direcionamento das ações de educação permanente aos agentes comunitários de saúde, os preceptores e os técnicos de enfermagem proporcionam a possibilidade de atualizações necessárias devido à sua relação habitual com o paciente e o usuário. Uma potencialidade encontrada foi o rompimento das barreiras formais de ensino, uma vez que os profissionais puderam vivenciar o aprendizado teórico na prática. A principal dificuldade encontrada foi o subfinanciamento, onde a problemática ocorre a nível central, consequentemente influência nas regionais. Considerações Finais: As gerências enfrentam problemas semelhantes, relacionado à sobrecarga de trabalho dos profissionais. Os gestores relatam as dificuldades vivenciadas no dia a dia, elucidando aquelas que impossibilitam o desempenho de seus papeis. O subfinanciamento, exige ainda muitas discussões sobre a problemática. Uma limitação encontrada foi a ausência de estudos enfocando a percepção dos gestores. Portanto, recomenda-se a realização de novos estudos sobre o tema, fomentando atualizações e servindo para a orientação de melhorias da estrutura organizacional nos diversos espaços de desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde. Palavras-chaves: Atenção Primária em Saúde, Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para conclusão do curso de Bacharelado em Enfermagem.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/823
Aparece nas coleções:Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.