Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/832
Título: A violência na adolescência: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): The violence in adolescence: an integrative literature review
Violencia en la adolescencia: una revisión integrativa
Autor(es): MOURA, Edlon Vitor Souza de
BARROS, Clarissa Maria Dubeux Lopes
FONSÊCA, Pedro Gabriel Bezerra da
Palavras-chave: Adolescência
Psicanálise
Violência
Data do documento: 2020
Resumo: Resumo A adolescência é uma fase de modificações biopsicossociais, onde ocorrem as alterações advindas da maturação do corpo, as cobranças da responsabilidade pessoal e coletiva, ingressos em processos sociais, como os vestibulares, que são diretamente dependentes do contexto em que inserido. Todas essas modificações podem desencadear e/ou potencializar comportamentos agressivos e violentos. Para a Psicanálise é na adolescência que o sujeito reedita, pelo Complexo de Édipo, desejos do passado que tiveram sido recalcados. A partir dessas considerações o estudo teve como objetivo conhecer, via periódicos científicos na área da psicanálise, como a violência na adolescência tem sido abordada nos últimos anos por este saber. Para tal realizou-se uma revisão integrativa da produção psicanalítica sobre a violência praticada na adolescência no Brasil nos anos de 2005 a 2020. Para identificação dos artigos científicos, utilizou-se os descritores “adolescência”, “violência” e “psicanálise” na base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e o Google Acadêmico como ferramenta de busca. Encontraram-se investigações realizadas em diferentes contextos por onde a violência é observada numa perspectiva psicanalítica e conclui-se que os modos de violência são formas de o sujeito expressar o que ainda não se consegue falar com palavras. A produção científica pela psicanálise, acerca da violência praticada por adolescentes traz, para o leitor e profissionais das diversas áreas que atuam diretamente com eles, orientações para uma realidade experienciada, que por vezes, eles próprios não compreendem conscientemente e presença adulta, que viabilize um lugar de expressar-se é fundamental para que esse adolescente enderece suas angústias pela palavra e é a isso a Psicanálise se propõe, trazer esse sujeito ao campo da fala. Palavras-chave: Adolescência. Psicanálise. Violência.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/832
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A violência na adolescência.pdf250.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.