Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/838
Título: Fluência verbal e memória na demência: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Verbal Fluency and Memory in Dementia: a case study
Autor(es): REIS, Raíssa Sulzbach Ferraz dos
SILVA, Natália Rafaela Almeida da
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
Palavras-chave: Avaliação neuropsicológica
Envelhecimento
Idoso
Demência
Memória
Fluência verbal
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO A senescência traz mudanças significativas na vida no idoso ligadas à aspectos psicológicos, sociais, físicos e neuropsicológicos, comprometendo suas atividades diárias. É notório o declínio cognitivo na memória, velocidade de raciocínio, fluência verbal, bem como distúrbios psicológicos, relacionando-se com os quadros demenciais. Destaca-se a relevância de estudos sobre estes aspectos. Objetivo: Analisar a contribuição da Avaliação Neuropsicológica na detecção de déficits na fluência verbal e memória em uma idosa. Método: Aplicação e análise da bateria CERAD. Resultados: Prejuízos nos testes do Desenho do Relógio, Fluência Verbal, Teste de Nomeação de Boston, Recordação Imediata, Habilidade Construtiva, Recordação Tardia, Hachisnki, Clinical Dementia Rating e Escala de depressão em geriatria (GDS). Palavras chave: Avaliação Neuropsicológica, envelhecimento, idoso, demência, memória e fluência verbal.
Descrição: Projeto de pesquisa apresentado para banca avaliadora da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS como pré-requisito para aprovação na Graduação de Psicologia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/838
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLUÊNCIA VERBAL E MEMÓRIA NA DEMÊNCIA_UM ESTUDO DE CASO.pdf412.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.