Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/846
Title: Deficit de cognição no paciente idoso atendido no ambulatório de clínica médica em hospital escola no nordeste do Brasil.
Authors: UCHOA, Tacyana Didier Mergulhão
LOPES, Geórgia Cristina Gil
GADELHA, Mariana
OLIVEIRA, Sara Linda Barbosa Gondim de
FALBO, Ana Rodrigues
MELO, Paulo Roberto Sampaio de
Keywords: Disfunção Cognitiva
Demência
Idoso
Sedentarismo
Diabetes
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Objetivos: verificar a frequência de déficit cognitivo em pacientes idosos e fatores associados. Métodos: estudo transversal, no ambulatório de clínica médica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira entre agosto de 2018 a julho de 2019, envolvendo pacientes a partir de 60 anos. A presença de déficit cognitivo e depressão foram avaliados pelas escalas Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e Escala de Depressão Geriátrica (GDS). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira: CAAE: 96988518.4.0000.520. Resultados: participaram do estudo 165 idosos. No total foram identificados 39 pacientes com déficit cognitivo (23,6%) e foi observada associação entre diabetes e déficit cognitivo, indicando proteção, ou seja, os pacientes idosos com diabetes estariam protegidos de apresentarem déficit cognitivo na amostra estudada (p<0,001 – Odds Ratio 0,10 - IC:0,02-0,42) Conclusão: Os idosos estudados apresentaram o percentual esperado de Déficit Cognitivo e foi observada associação de proteção entre ter Diabetes Mellitus e não ter Déficit Cognitivo. Palavras-chave (DeCS): Disfunção Cognitiva; Demência; Idoso; Sedentarismo; Diabetes.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/846
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.