Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/852
Title: Percepção dos agentes comunitários de saúde a respeito do seu papel após experiência de intervenção educativa sobre a prevenção da febre reumática, em uma Unidade Básica de Saúde da cidade do Recife
Authors: ALMEIDA, Lucivania da Silva Barbosa de
MONTE, Danúbia Conceição Cajueiro da Silva
ALVES, João Guilherme Bezerra
CAMPELO, Aline Angélica Pedrosa
ARAUJO, Carla Adriane Fonseca Leal de
ALVES, Liana Chaves
Keywords: Agente comunitário de saúde
Educação permanente
Febre
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Cenário: O Agente Comunitário de Saúde está inserido na atenção básica, sendo ele considerado um profissional de grande importância para a comunidade. Nessa perspectiva, é importante que o ACS tenha conhecimento e autonomia para orientar os pacientes da comunidade assistida por eles. Entretanto percebe-se que as capacitações não atendem a essa necessidade. Objetivo: Compreender a percepção do Agente Comunitário de Saúde (ACS) a respeito do papel de replicador de conhecimento, na sua atuação na promoção da saúde e prevenção de doenças dos usuários em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do Sistema Único de Saúde (SUS), após uma intervenção educativa sobre a Prevenção da Febre Reumática. Método: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com cinco agentes comunitários de saúde individualmente e aplicado uma entrevista semi-estruturada, utilizada a técnica de análise de conteúdo, o processo de análise e interpretação das falas foi feito sempre ancorado no referencial teórico. A pesquisa foi realizada na Unidade de Saúde da Família – Coqueiral, Imbiribeira, Recife-PE, no período de maio a agosto de 2018. Resultados: Dentro do perfil das ACS deste estudo, todas eram do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 58 anos, exercendo a mesma função a mais de 15 anos. Com relação a prevenção da febre e cardiopatia reumática, todas as ACS referem nunca ter tido nenhuma capacitação sobre o assunto, porém colocaram como de extrema importância o novo conhecimento adquirido, para o desenvolvimento da atividade de educação em saúde. Após a análise de conteúdo das falas, os resultados foram elencados em seis categorias: Entendimento das intervenções educativas sobre a Febre Reumática na comunidade; Reconhecimento da função de promoção da saúde e prevenção de doenças dentro da estratégia de saúde da família; Compreensão do papel de replicador de conhecimento a partir da educação permanente vivenciada; Aprendizagem do conteúdo das capacitações pelas ACS; Aceitação da população para receber novas informações; Necessidades das capacitações oferecidas pelo SUS. Conclusão: Para que o ACS se veja como parte da equipe multiprofissional, é necessário que paradigmas sejam quebrados em relação a sua função nos primórdios do programa de saúde da família. Incluí-los em programas de educação em saúde é uma importante estratégia para a mudança da saúde da população. Palavras chaves: Agente comunitário de saúde; Educação permanente; Febre reumática.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para conclusão do curso de Bacharelado em Enfermagem.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/852
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Lucivania e Danubia ENF FINAL 2020.1-1.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.