Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/859
Title: Evolução nutricional de pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátria em um hospital referência de Pernambuco
Other Titles: Nutritional evolution of obese patients submitted to bariatric surgery in a reference hospital in Pernambuco
Authors: SILVA, Bruno Valença de Albuquerque
PADILHA, Fabricia Michelline Queiroz de Holanda
BRITO, Camilla Araújo de
Keywords: Cirurgia bariátrica
Dietoterapia
Obesidade
Nutrição em saúde pública
Issue Date: 2020
Abstract: Introdução: O aumento da prevalência da obesidade no Brasil traz consigo a necessidade de entender os fatores envolvidos na etiologia e os aspectos relacionados ao tratamento da doença, dentre eles a cirurgia bariátrica uma das alternativas para o seu tratamento. Objetivo: Verificar a relação do acompanhamento dietético durante o pré-operatório e 6 meses após a cirurgia bariátrica. Métodos: Pesquisa observacional, transversal de caráter retrospectivo realizada no ambulatório de nutrição do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP onde os dados foram coletados de prontuários de 55 pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018, de ambos os sexos. Para análise estatística do tipo descritivo, foram aplicados os testes T de Wilcoxon e o teste para correlação no software R versão 3.4.4. Como critério de significância, utilizou-se P<0,05. Resultados: Os pacientes foram agrupados em 4 grupos: grupo A com 30,9% dos pacientes apresentavam entre 1 a 3 consultas, grupo B com 56,% dos pacientes apresentavam entre 4 e 6 consultas, grupo C com 3% dos pacientes apresentavam entre 7 e 9 consultas e o grupo D com 4% dos pacientes apresentavam entre 10 e 12 consultas. A média de peso no período pré-operatório foi de 113,3 ± 19,9kg, após o período de 6 meses da realização da cirurgia, houve uma redução no grupo de 25% na média de peso corporal. Não houve diferença estatisticamente significativa comparando a quantidade de consultas em relação à perda de peso 6 meses após a cirurgia bariátrica (p=0,00,p<0,05). Conclusão: Conclui-se que muitos aspectos estão envolvidos na perda de peso dos pacientes bariátricos e a quantidade de consultas nutricionais pré-operatórias isoladamente não foi um fator preditivo para uma maior perda de peso no pós operatório (P=0,2101). Palavras chave: Cirurgia bariátrica; Dietoterapia; Obesidade; Nutrição em saúde pública.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para conclusão da graduação em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/859
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BRUNO VALENÇA.pdf298.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.