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dc.contributor.authorBAPTISTA, Leonardo Peri-
dc.contributor.authorSOUZA, João Gabriel Guedes Alcoforado-
dc.contributor.authorCORTIZO, Gabriel Silvestre-
dc.contributor.authorSANCHEZ, Luana Moury Fernandes-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorBEZERRA, Patrícia Gomes de Matos-
dc.date.accessioned2020-09-14T11:15:59Z-
dc.date.available2020-09-14T11:15:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/869-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractResumo Objetivo: elaborar e validar instrumento de avaliação da preceptoria clínica nos ambulatórios de ensino do curso médico. Métodos: estudo de elaboração e validação de instrumento entre outubro de 2017 e julho de 2018 no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Etapas: validação de conteúdo, validação semântica e estatística. O questionário original continha 14 itens agrupados em sete dimensões. Utilizou a média aritmética do conjunto total das respostas e do conjunto das respostas dos itens que compunham cada dimensão, definindo os seus escores médios e atribuindo-se graus às avaliações: 0=baixa qualidade (≤3,0), 1=boa qualidade (>3,0 e ≤4,0) e 2=ótima qualidade (>4,0). A confiabilidade do questionário foi verificada pelo coeficiente alfa de Cronbach e a estabilidade pela comparação dos escores médios da primeira e segunda aplicações utilizando o teste t Student. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 73049317.0.0000.5569. Resultados: as modificações realizadas obedeceram ao critério de consenso e a versão final foi considerada pertinente quanto ao conteúdo e inteligibilidade. O questionário mostrou-se confiável (Alfa de Cronbach 0,81) e estável (teste e reteste com escores médios sem diferença estatisticamente significante - p>0,05). No geral, os estudantes atribuíram qualidade satisfatória à preceptoria clínica (escore médio >3,0). Conclusões: o questionário se mostrou válido, confiável e estável. Palavras-chave: Preceptoria; Ambulatório; Estudante; Aprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectAmbulatóriopt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.titleElaboração e validação de instrumento de avaliação da qualidade da preceptoria clínica em hospital escola no nordeste do Brasil.pt_BR
dc.title.alternativeElaboration and validation of an instrument for the evaluation of the quality of clinical preceptory in a teaching hospital of northeast of Brazil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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