Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/887
Title: Evolução ponderal e perfil lipídico de pacientes submetidos a gastroplastia atendidos em um ambulatório de um hospital de Pernambuco.
Authors: SILVA, Josina Gomes Batista
SOUSA, Bruno Soares de
SOUZA, Thamires Otaviano Marques de
Keywords: Obesidade
Sedentarismo
Perda de peso
Derivação gástrica
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Introdução: A obesidade é uma doença de causas variadas e muitas vezes acompanhada de outras comorbidades como diabetes tipo II, hipertensão arterial, dislipidemias e doenças cardiovasculares. Em alguns casos, se faz necessário uma intervenção cirúrgica, a DGYR é uma técnica mista, é a mais utilizada atualmente e a que vem trazendo melhores resultados na perda de peso, além do menor número de complicações, desde que tenha um acompanhamento nutricional adequado e uma mudança no estilo de vida. Objetivo: Descrever a perda ponderal e o perfil lipídico de pacientes submetidos à gastroplastia. Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal, retrospectivo e descritivo, realizado no ambulatório de Nutrição de um hospital escola de Recife-PE. Foram incluídos no estudo pacientes de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que realizaram derivação gástrica em Y de Roux, para o tratamento da obesidade, e que foram acompanhados durante o pré e pósoperatório no ambulatório de nutrição entre os anos de 2012 e 2017. Foram excluídos do estudo pacientes submetidos a outras técnicas cirúrgicas e que não realizaram acompanhamento pré-operatório no referido hospital. Resultados: O estudo foi realizado com 34 pacientes, sendo 29 (85,3%) do sexo feminino. O índice de massa corporal (IMC) médio dos participantes foi de 47,35 kg/m² DP ± 7,9 inicialmente, em dois anos de acompanhamento, reduziu para 29,65 kg/m². O percentual de perda de excesso de peso (%PEP) após 24 meses de acompanhamento, foi de 67,24%. Houve alteração no perfil lipídico, considerando assim um menor risco para doenças cardiovasculares. Discussão: Estudos mostram que o sexo feminino são maioria na procura por cirurgia bariátrica e que elas são mais comprometidas com o cuidado a saúde em comparação ao sexo masculino. No presente estudo o sexo feminino esteve mais presente. Em 24 meses de acompanhamento houve redução no IMC dos pacientes avaliados conquistando o sobrepeso. Em relação ao %PEP, pode-se dizer que os pacientes obtiveram sucesso cirúrgico, estando de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com uma perda de peso >50% do excesso, os pacientes saíram da faixa de obesidade grave, e ainda, obtiveram melhora significativa no perfil lipídico. Conclusão: Podemos observar na presente pesquisa que os pacientes submetidos a DGYR, obtiveram resultados satisfatórios, como diminuição do excesso de peso, conquistando o sobrepeso e melhora no perfil lipídico. Conclui-se que a gastroplastia, pode ajudar de forma positiva o indivíduo na perda de peso e redução do risco cardiometabólico. Palavras-chave: Obesidade; sedentarismo; estado nutricional; perda de peso; derivação gástrica.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/887
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.