Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/888
Title: Prevalência de lesão por pressão em idosos com câncer no trato gastrointestinal e fatores associados: um estudo transversal
Authors: SANTOS, Danilo Rafael Barbosa dos
LEITE, Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes Melo
ORANGE, Flávia Augusta de
Keywords: Câncer
Envelhecimento
Lesão por pressão
Issue Date: 2020
Abstract: Resumo Cenário: A lesão por pressão (LP) é um problema de saúde comum, particularmente entre os idosos fisicamente limitados ou acamados. No idoso com câncer, as LP aumentam o sofrimento e pioram a qualidade de vida, além de prolongar a hospitalização. O objetivo foi avaliar a frequência de lesões por pressão e os fatores associados em idosos com câncer no trato gastrointestinal. Métodos: Estudo de corte transversal com idosos com câncer no trato gastrointestinal. Foram incluídos idosos com diagnóstico de câncer no trato gastrointestinal confirmado por histologia, citologia ou imunohistoquímica. Foram excluídos pacientes que passaram por tratamento oncológico prévio. As comparações de médias entre grupos com e sem LP foram realizadas com o teste t de Student. Na análise bivariada, a avaliação de possíveis associações de fatores sociodemográficos e clínicos com a presença de LP foi realizada com o teste de qui-quadrado ou o teste exato de Fisher, quando aplicável. Resultados: Foram incluídos 212 pacientes. A frequência de LP foi de 68/212 (32,1%). Foi possível observar que houve associação entre hipertensão, doença cerebrovascular, contagem de leucócitos e de plaquetas com a ocorrência de LP. Conclusão: Avaliar aspectos clínicos, laboratoriais e funcionais são importantes para minimizar a chance de idosos com câncer no trato gastrointestinal desenvolverem LP, que elevam as chances de eventos adversos graves nesses pacientes. Palavras Chave: Câncer. Envelhecimento. Lesão por pressão.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/888
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.