Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/889
Title: Elaboração e validação de material instrucional em formato de e-book para profissionais e estudantes da área da Saúde sobre Segurança do paciente.
Authors: TABOSA, Izabella Cristina Matos
GUARANÁ, Carlos Vinícius Pacheco dos Santos
DIAS, Victor de Souza
DUQUE, Taciana Barbosa
Keywords: Segurança do paciente
Educação em saúde
Estudos de validação
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Introdução: A segurança do paciente (SP) reflete as atitudes dos profissionais de saúde durante a sua assistência com o objetivo de prevenir eventuais falhas. As seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente (MISP) proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) têm por objetivo prevenir situações que causem danos aos pacientes. Objetivo: Elaborar e validar material instrucional em formato de e-book para profissionais e estudantes da área da saúde sobre o tema SP. Método: Estudo de elaboração e validação de material instrucional. A elaboração de um material antecede algumas etapas: A primeira etapa foi à escolha dos conteúdos através de base de dados e manuais de referência. A segunda etapa foi à elaboração do conteúdo do e-book com intuito de despertar o interesse do leitor, mostrar o impacto dessas atitudes na saúde do paciente e o quanto isso custa para os serviços de saúde. A terceira etapa foi à elaboração do e-book baseado nas seis MISP e na literatura. O e-book foi concebido através do software Adobe Indesign e do Adobe Illustrator CC 2019. A quarta etapa, a validação presencial do e-book, será feita por banca de especialistas. Resultado: produção do e-book. Conclusão: O e-book é um convite ao leitor a repensar atos que são comuns aos profissionais de saúde. É um material de fácil consulta, com ilustrações para despertar o interesse do leitor e com leituras complementares para o aprofundamento do seu tema. PALAVRAS-CHAVE: Segurança do paciente; Educação em saúde; Estudos de validação
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/889
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.