Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/901
Título: Histolocalização de compostos fenólicos em folhas de Tamarindus indica L
Autor(es): SILVA, Gisele Gomes da
MELO, Ana Lídia Viana da Silva
VASCONCELOS, Alex Lucena de
Palavras-chave: Histoquímica
Polifenóis
Folíolos
Data do documento: 2020
Resumo: Resumo Antecedentes: Tamarindo indica L. É uma frutífera de origem da Savana da África. Diversas pesquisas com extrato das folhas identificam as ações antiinflamatória, analgésica, antimicrobiana, anti-helmíntico, dentre outras. Objetivo: este trabalho visa estudar as características anatômicas e histoquímicas das folhas dessa espécie. Materiais e métodos: seções transversais de folhas foram submetidas a dupla coloração com azul de Astra e Safranina e montadas em glicerina em lâminas semipermanentes. Foram submetidas aos reagentes dicromato de potássio e cloreto férrico para evidenciação dos compostos fenólicos. As análises microscópicas foram realizadas através de microscopia óptica acoplada com câmera digital. Resultados: A folha possui características anatômicas revelam uma epiderme uniestratificada, com depósitos de cera epicuticular, o mesófilo assimétrico com nervura secundária e nervura central tem simetria biconvexa com feixes vasculares colaterais em uma disposição de arco fechado. Os testes histoquímicos permitem afirmar que os compostos fenólicos são encontrados em idioblastos. Conclusão: Os resultados revelam as características anatômicas das folhas desta esta espécie, revelando qual o sítio de armazenamento dos polifenóis nos tecidos vegetais. Palavras chave: Histoquímica, Polifenóis, Folíolos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/901
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Histolocalização de compostos fenólicos em folhas de Tamarindus indica L.pdf541.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.