Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/910
Title: Protocolo de reabilitação fisioterapêutica em amputados de membro inferior: uma revisão integrativa da literatura
Other Titles: Physiotherapeutic rehabilitation protocol in lower member amputates: an integrative literature review
Authors: MELO, Mariana Ferreira Lima Pinheiro de
AGUIAR, Myllena Ranyella Rêgo Barros
ALVES, Alex Deivson Monteiro
LORENA, Suélem Barros de
SILVA, Rafael Anderson Carneiro da
Keywords: Amputação
Extremidade inferior
Reabilitação
Modalidades de fisioterapia
Terapia por Exercício
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura acerca dos protocolos de reabilitação fisioterapêutica em pacientes com amputação de membros inferiores (MMII). Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura durante os meses de Julho a Setembro de 2020, com consultas na base de dados Bireme utilizando os Descritores em Saúde (DECS) Amputação/Amputation; Coto de Amputação/Amputation Stumps; Limitação da Mobilidade; Flexibilidade; Amplitude de Movimento Articular/Range of Motion Articular; Exercise Therapy; Rehabilitation; Physical Therapy Specialty; Physical Therapy Modalities; a respeito dos artigos que contêm os protocolos de reabilitação na fisioterapia para amputados em todos os níveis dos MMII. Resultados: Pelas estratégias de busca foram encontrados 5.623 artigos na base de dados Bireme, dos quais 3 artigos atenderam aos critérios e foram incluídos na revisão. Nos estudos selecionados para compor o presente artigo, o protocolo fisioterapêutico mais utilizado foi a Cinesioterapia e Treino de Marcha, correspondendo a 100% dos achados, onde cada estudo representou 33,3%, demonstrando sua importância para reabilitação dos amputados de MMII. Conclusão: Os estudos demonstraram a importância do protocolo de fisioterapia para pacientes amputados de MMII, destacando-se Cinesioterapia e Treino de Marcha. Porém, houve escassez de evidências científicas dificultando o estabelecimento de protocolos e conclusões sobre a eficácia das terapêuticas descritas. Sendo assim, sugerem-se novos estudos nesse âmbito. Palavras-chave: Amputação, Extremidade Inferior, Reabilitação, Modalidades de Fisioterapia, Terapia por Exercício.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado a banca examinadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, sob a orientação de Suélem Barros de Lorena e coorientação de Rafael Anderson Carneiro da Silva, como requisito parcial para o título de Bacharel em Fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/910
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.