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http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/933
Título: | Educação em saúde e espiritualidade na percepção de docentes em saúde de uma instituição de ensino superior do Recife-Brasil |
Autor(es): | FERREIRA, Maíra Carla VASCONCELOS, Alícia Gomes de FREITAS, Luanne Malaquias da Silva JORDÁN, Arturo de Pádua Walfrido MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de VIANA, Osnir de Sá |
Palavras-chave: | Espiritualidade Educação em saúde Educação de Graduação em Saúde |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | RESUMO Introdução: Ao falar em saúde a espiritualidade se torna essencial, motivo pelo qual o seu aspecto foi acrescentado ao conceito de saúde: “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social”. Dessa forma, o profissional deve ser preparado desde os primórdios de sua formação para um atendimento que englobe as necessidades do paciente como um todo. Objetivo: Avaliar o entendimento dos tutores de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), acerca da temática religiosidade e espiritualidade em saúde, assim como sua aplicabilidade na formação de profissionais de saúde e prática clínica. Método: Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, com metodologia quantitativa e qualitativa, realizado aplicando-se um questionário semiestruturado on-line, com perguntas sobre conhecimentos gerais sobre espiritualidade/religiosidade e a aplicação das escalas de religiosidade de Duke - DUREL e de espiritualidade Spirituality Self Rating Scale na plataforma Limesurvey. O link foi encaminhado por email com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento, entre 01 de junho a 23 de setembro de 2020 e os dados exportados para o Microsoft Excel®. A pesquisa foi aprovada com o parecer nº 3.990.651 pelo comitê de ética da FPS. Resultados: A amostra final foi constituída por 71 docentes, que correspondeu a 47,68% da população. O grupo em estudo percebeu que a espiritualidade interfere muito na saúde dos pacientes (61,98%) e considera importante abordá-la (46,48%). A maioria dos docentes considera-se moderadamente capacitado para abordar a espiritualidade dos pacientes. Contudo, a pesquisa traz que o desencorajamento, se dá por falta de conhecimento teórico e medo de impor pontos de vista religiosos ao paciente. Referente ao Ensino em Saúde e Espiritualidade, 32,4% dos entrevistados declararam a importância da inclusão da temática na matriz curricular; assim como, 35,21% acreditaram que os acadêmicos devem ser preparados na graduação para abordar a Espiritualidade dos pacientes. Sobre religiosidade e espiritualidade dos participantes, constatou-se que 69,01% dos entrevistados se dedicam a atividades religiosas mais de uma vez por semana e 54,93% informam que é totalmente verdade que a sua crença religiosa está por trás da sua maneira de viver. Conclusão: Constatou-se que os profissionais possuem espiritualidade elevada e que esforçam-se para viver de acordo com as suas crenças. É importante ressaltar que, por mais espiritualizado que seja o profissional, há dificuldade na abordagem da espiritualidade, dentre os motivos: falta de conhecimento teórico e por isso, relatam a importância da inclusão deste tema na matriz curricular. Palavras Chaves: Espiritualidade; Educação em Saúde; Educação de Graduação em Saúde. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/933 |
Aparece nas coleções: | Farmácia |
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