Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/934
Título: Alienação parental na criança e no adolescente: conhecimento do pediatra
Título(s) alternativo(s): Parental alienation in children and adolescents: pediatrician’s knowledge
Palavras-chave: Alienação parental
Pediatria
Criança
Adolescente
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO A Alienação Parental (AP) é o aniquilamento da figura de um dos pais com o objetivo de obter a guarda dos filhos. A literatura científica aponta para a existência de danos psicossociais e impacto emocional para todos os envolvidos no contexto da referida alienação, principalmente as vítimas que são crianças e adolescentes, com implicações na saúde física e psicológica. O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de conhecimento de médicos pediatras sobre a AP. A pesquisa foi de abordagem qualitativa. Participaram do estudo médicos pediatras que realizam atendimento em um hospital de referência na cidade de Recife - PE. Para análise dos dados foi realizada a análise temática de conteúdo de acordo com as recomendações de Minayo. Os resultados apontaram que os participantes tinham um conhecimento formal limitado em relação à AP e os relatos foram em sua maioria referentes a experiências adquiridas ao longo da prática médica. Tais achados ressaltam a importância da apropriação dos profissionais pediatras da temática da AP e suas implicações, para assegurar a saúde integral da criança e do adolescente. Palavras Chaves: Alienação; Parental; Pediatria; Criança; Adolescente.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/934
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alienação Parental na criança e no adolescente Conhecimento do pediatra.pdf229.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.