Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/941
Title: Correlação da composição corporal e prevalência de sarcopenia em pacientes portadores de lupus eritrematoso sistêmico e artrite reumatoide assistidos em centro de referência em Pernambuco, Brasil
Authors: TREVISAN, Flávia de Seabra
VASCONCELOS, Marianny de Siqueira
BORBA, Maria Josemere de Oliveira
ANDRADE, Elda S. Augusto de
Keywords: Antropometria
Lúpus eritematoso sistêmico
Artrite reumatoide
Doença autoimune
sarcopenia
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Introdução: A Sarcopenia é um distúrbio muscular esquelético progressivo e generalizado que está associado a uma maior probabilidade de quedas, fraturas, incapacidade física e mortalidade. Pacientes com doenças como lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR) são especialmente predispostos a desenvolver sarcopenia à luz do estado pró-inflamatório subjacente e da diminuição do uso muscular devido à inatividade e à dor.Objetivo: Verificar a correlação do risco de sarcopenia com o estado nutricional empacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide assistidos em um centro de referência no Nordeste. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal realizado com 114 pacientes com idade entre 18 a 85 anos, atendidos no ambulatório de reumatologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. A coleta de dados teve início após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição coparticipante. Foram coletatas informações clínicas e dados antropométricos (peso, altura, IMC, circunferência do braço, pescoço, cintura e quadril e força de preensão manual) e realizada avaliação da capacidade funcional, obtida através do instrumento SARC-F juntamente à força de preensão manual (FPM), que avalia a presença e o estágio de risco de sarcopenia. Nesse estudo adotou-se o risco de sarcopenia igual ou superior a 4 pontos, avaliado pelo questionário SARC-F, sendo que para a definição de provável sarcopenia foi adotada a força de preensão manual inadequada. Os dados foram analisados no Programa SPSS versão 17.0. Resultados: A média de idade encontrada no grupo de adultos foi41,89(± 12,02,DP), enquanto no grupo de idosos essa média foi de 70,05 (± 8,47DP). Houve uma prevalência de excesso de peso de57,89% nos adultos e eutróficos nos idosos (36,84%). A avaliação de risco de sarcopenia pelo SARC-F juntamente com a FPM identificou a possível sarcopenia em 34,06% no grupo de adultos, enquanto no grupo de idososa evidência de sarcopeniafoi de 44,4%. Nos idosos, foi encontrada uma correlação muito forte entre a variável SARC-F e FPM (r=1,000) p=0,000. Conclusão: Houve prevalência de adultos comexcesso de peso, e houve prevalência de eutrofia no grupo de idosos,com relação a força da pressão manual evidenciose uma prevalência na diminuição da força muscular na população estudada, o que pode sugerir que a presença de LES e AR é um fator de risco maior para o desenvolvimento da sarcopenia, podendo comprometer a qualidade de vida dos portadores dessas patologias. Palavras Chaves: Antropometria; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Artrite Reumatoide; Doença Autoimune; Sarcopenia.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/941
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Correlação da composição corporal e prevalência de sarcopenia em Les e Ar. 22.12.pdf567.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.