Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/967
Título: Análise do perfil de hemoglobina glicada de pacientes diabéticos atendidos em um hospital público da Região Metropolitana do Recife
Título(s) alternativo(s): Analysis of the profile of glucated hemoglobin of diabetic patients taken care in a public hospital in the metropolitan region of Recife
Autor(es): DANTAS, Mariane
MENINO, Lucas Lisboa
SOUZA, Thais Stephane Pereira de
NASCIMENTO, Arione Vieira do
VIANA, Osnir de Sá
Palavras-chave: Hemoglobina A glicada
Diabetes
Metabolismo
Glicemia
Análises clínicas
Data do documento: Out-2020
Resumo: RESUMO O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta o metabolismo de carboidratos, lipídeos e de proteína. No Brasil, entre 2006 e 2016, o número de pessoas com diabetes aumentou 61,8%. É fundamental que a sociedade tenha conhecimento de que a diabetes é um problema de grande dimensão e de graves proporções, mas que pode ser controlada e evitada. A hemoglobina glicada (HbA1c) é considerada como uma das principais metas de controle glicêmico para a maioria dos indivíduos com diabetes. Objetivo: Avaliar o perfil de valores de hemoglobina glicada no período de 24 meses em pacientes diabéticos atendidos em uma unidade hospitalar da região metropolitana do Recife. Metodologia: Trata-se de um estudo realizado através da avaliação de resultados de hemoglobina glicada e glicemia média em pacientes diabéticos atendidos em um hospital público do Recife. Foi analisado o perfil de no mínimo 3 resultados de hemoglobina glicada obtidos no intervalo de até 24 meses. A pesquisa foi iniciada após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde sob o parecer 3.787.369. Resultados: O tamanho amostral foi de 241 pacientes, com prevalência do sexo feminino e faixa etária a partir de 60 anos. Foi verificado que os valores de hemoglobina glicada média da maior parte dos pacientes estava acima de 8,0% o que caracteriza descontrole da glicemia média e mais de 30% tiveram alterações em exames bioquímicos de função renal. Conclusão: A maioria dos valores de hemoglobina glicada analisados encontram-se elevados e refletem um descontrole da Diabetes Mellitus dos pacientes. São necessárias medidas de saúde pública que fortaleçam ações de prevenção da Diabetes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e favorecendo a redução de custos para o sistema de saúde. PALAVRAS-CHAVES: Hemoglobina A glicada, diabetes, metabolismo, glicemia, análises clínicas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/967
Aparece nas coleções:Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.