Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/974
Title: Avaliação nutricional e risco cardiovascular de pacientes transplantados renais tardios atendidos no ambulatório de nutrição de um hospital-escola de referência de Pernambuco
Authors: GOMES, Nathalie Fagundes
ALMEIDA, Samanta Siqueira de
Keywords: Doença renal crônica
Transplante renal
Estado nutricional
Doenças cardiovasculares
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Introdução: Entre as principais modalidades de tratamento da doença renal crônica, o transplante é considerado a modalidade de escolha que proporciona melhor qualidade de vida para os pacientes comparados às outras terapias. Receptores de transplante renal têm maior tendência a apresentar doença cardiovascular, em comparação com a população geral. Compreender os fatores de risco para doenças cardiovasculares presentes nos pacientes transplantados renais e suas associações é fundamental para a conduta nutricional desta população. O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil clínico e nutricional dos pacientes transplantados renais tardios atendidos no ambulatório de nutrição de um hospital do Recife – PE. Método: Estudo transversal e descritivo, realizado entre maio e outubro de 2019, com indivíduos acima de 18 anos, ambos os sexos, que realizaram o transplante renal no Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira (IMIP) e acompanhados no ambulatório de nutrição. Foram coletadas variáveis sociodemográficas, clínicas e antropométricas (peso, altura, IMC, circunferência da cintura e pescoço). Resultados: A amostra foi composta por 50 pacientes, com prevalência de indivíduos adultos (74%), do sexo masculino (54%) e raça branca (44%). A doença de base prevalente foi de origem indeterminada (46%). Em relação ao estado nutricional, 46% foram classificados eutróficos pelo IMC. Através da circunferência da cintura 64% dos pacientes não apresentaram risco para doenças cardiometabólicas, já a circunferência do pescoço indicou que 68% dos avaliados apresentam risco para doenças cardiovasculares. Conclusão: Ressalta-se a importância do acompanhamento clínico e nutricional pós transplante para identificação e controle dos riscos cardiovasculares nesta população. Palavras-chaves: doença renal crônica, transplante renal, estado nutricional, doenças cardiovasculares.
Description: Trabalho de conclusão de curso, realizado em forma de pesquisa, apresentado como pré-requisito para obtenção do grau de bacharel em Nutrição pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/974
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.