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Title: O uso de mídias sociais para inserção e consolidação da carreira médica no mercado de trabalho: um estudo transversal
Other Titles: The use of social media for insertion and consolidation of the medical career in the labor market: a cross-section study
Authors: PESSOA, Amanda Souza Ávila
ARAÚJO, Ana Carolina de Godoy
TENÓRIO, Arthur Danzi Friedheim
LORENA, Suélem Barros de
Keywords: Faculdade
Mídias sociais
Medicina
Mercantilização
Marketing de Serviços de Saúde
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO: Introdução: A medicina moderna é cada vez mais dependente de novas tecnologias. As mídias sociais representam uma nova tecnologia de comunicação cujo uso tem-se mostrado promissor, mas pode expor profissionais e pacientes a riscos, como violação de confidencialidade e transmissão leviana de informações imprecisas. Em todo caso, tal é a penetração dessa tecnologia nos diversos âmbitos da vida social e profissional que futuros médicos já pressentem a necessidade de utilizá-la para impulsionar a própria carreira. Objetivos: Analisar a opinião de atores-chave da comunidade acadêmica da FPS a respeito do uso das mídias sociais para inserção e consolidação do profissional de medicina no mercado de trabalho. Métodos: Estudo transversal quantitativo-qualitativo. Os dados foram coletados através de questionário online (dividido em perguntas diretas e Likert) com estudantes do último ano de medicina e entrevistas com coordenadores de tecnologia de informação (TI), marketing e laboratório de comunicação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Resultados: Entre os 115 estudantes que aceitaram participar da pesquisa, 94,7% declararam ter redes sociais, especialmente o Instagram (99,1%), passando uma média de 1-4 horas diárias (81,5%). Nos questionários, 95,6% consideravam que as redes sociais são importantes na medicina e 73% acompanham perfis de médicos. Entre as respostas do questionário Likert, a sentença que mais se aproximou do “concordo totalmente” foi: “Já vi médicos veicularem informações imprecisas ou sensacionalistas para atrair seguidores.”, obtendo valor de ranking médio de 4,18; assunto abordado pelos núcleos de Marketing, TI e comunicação, que frisaram a importância da ética no uso das redes sociais na carreira médica. Cada núcleo também comentou sobre pontos positivos e negativos das redes sociais, pontuando possíveis estratégias para evitar o mau uso. Conclusão: A maioria dos estudantes de medicina usa as redes sociais e acredita que elas têm um papel importante na saúde. Entretanto, apesar do interesse, não possui as habilidades para desenvolver um perfil social de valor e afirma já ter visto médicos veicularem informações imprecisas ou sensacionalistas em seus perfis. Fato constatado pelos profissionais de TI, comunicação e marketing, que alegam a necessidade da eticidade e cuidado com as informações passadas. Palavras-chave: Faculdade, Mídias sociais, Medicina, Mercantilização, Marketing de Serviços de Saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/980
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