Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/984
Title: Síndrome Congênita do Zika: retratos da reabilitação em um serviço de referência no Recife após 5 anos da sua origem
Authors: FRANÇA, Franciele Maria de
ASSIS, Thaysa Pamella Barbosa de
BOTELHO, Ana Carla Gomes
GONÇALVES, Ariádne Dias Maux
Keywords: Infecção por Zika vírus
Microcefalia
Zika Vírus
Centros de Saúde
Centros de Reabilitação
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: Descrever retratos da reabilitação de crianças diagnosticadas com a síndrome congênita do Zika Vírus (SCZV) ao longo de 5 anos, acompanhadas em um centro de referência nacional no estado de Pernambuco. Métodos: O presente estudo tem caráter observacional, descritivo, do tipo coorte. Sendo um segmento do projeto de pesquisa do grupo de reabilitação interdisciplinar do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV - do IMIP, em Recife- PE. Foram coletados por meio de entrevistas com os pais de forma direta ou por contato por telefone, dados referentes aos atendimentos no centro de reabilitação de crianças com idade de até 5 anos que continuam a ter acesso as terapias. Resultados: No estudo inicial, no que se refere ao primeiro ano de vida dessas crianças 42 eram assistidas pelas equipes médica e/ou reabilitação, dessas 28 eram atendidas por ambas as equipes e 14 apenas pela equipe médica. Passado o período de meia década, observou-se uma redução da assistência prestada, apenas 20 continuaram a receber o serviço em saúde, 2 delas apenas pela médica e 18 por ambas as equipes, ocorrendo também uma diminuição do número de atendimento individual, visto que as crianças passaram a ser atendidas nos grupos do Programa de Assistência Continuada. Conclusão: As reduções da assistência prestada às crianças com síndrome congênita do Zika podem repercutir no atraso de seu desenvolvimento neuropsicomotor, podendo implicar na perda da sua qualidade de vida. É importante salientar as necessidades das ações terapêuticas e pesquisas que objetivem um adequado acompanhamento da presente população. Palavras chaves: Infecção por Zika vírus; Microcefalia; Zika Vírus; Centros de Saúde; Centros de Reabilitação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/984
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.