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dc.contributor.authorBEZERRA, José Bruno Gomes-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Karla Vaninna Araújo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Larissa de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Reneide Muniz da-
dc.contributor.authorSILVA, Rafaella Bezerra da-
dc.date.accessioned2021-05-11T17:38:27Z-
dc.date.available2021-05-11T17:38:27Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/995-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientadoras: Reneide Muniz da Silva e Rafaella Bezerra da Silvapt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The educational technology in nursing care is an important tool for the care of people, making it possible to elaborate new forms of care that assist professionals in teaching self-care and developing competences. Objective: To analyze the use of soft technology in the nurse-patient relationship in self-care in the Unidades de Saúde da Família of the Sanitary District I in the city of Recife. Methods: This is an snipp from a professional master's project in education by the Faculdade Pernambucana de Saúde, through an exploratory, descriptive field study with a qualitative approach to health. The project was submitted to and approved by the Research Ethics Committee of Faculdade Pernambucana de Saúde. The research was performed in the Sanitary District I, which comprises eleven Unidades de Saúde da Família. The data collection was carried out from July to September of 2020, using a semi-structured questionnaire and applied remotely due to the new coronavirus pandemic. In this questionnaire, the nurses visualized the IC and accepted or not to participate in the research, when they accepted, they selected the date for the interview by video call. Results: Three central themes of data analysis emerged: the understanding and use of soft technologies; health education and subject empowerment; the role of nurses in self-care. Among the categories, some nurses report very well about the use of soft technology, despite the lack of familiarity with the term, which permeates since the reception, coming with rounds of conversations, lectures, actions in the waiting room and the incentive to self-care and the subject's empowerment. Conclusion: Although they value the use of soft technologies, the participants demonstrated to be unaware of the nomenclature and3 associated concepts, suggesting superficiality in understanding the theme, but they perform well in fulfilling these tools in the context of care in the Estratégia de Saúde da Família. It is also worth mentioning that the time available for care contributes negatively to the shortage of autonomous subjects in terms of health, as well as all the duties that nurses perform in a unit. And it becomes even more important to use relational technologies that help to strengthen trust between the nurse-patient, for better treatment and effectiveness in the subject's autonomy.pt_BR
dc.description.sponsorshipIntrodução: A tecnologia educacional no cuidado de enfermagem é uma importante ferramenta para o cuidado às pessoas, possibilitando elaborar novas formas de cuidado que auxiliem os profissionais no ensino do autocuidado e no desenvolvimento de competências. Objetivo: Analisar o uso da tecnologia leve na relação enfermeiro-paciente no autocuidado, nas Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário I do município de Recife. Métodos: Trata-se de um recorte de um projeto de mestrado profissional em educação pela Faculdade Pernambucana de Saúde, através de um estudo de campo, exploratório, descritivo com abordagem qualitativa em saúde. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. A pesquisa foi realizada no Distrito Sanitário I, que compreende onze Estratégias de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada no período de julho a setembro de 2020, através de um questionário semi-estruturado e aplicado de forma remota devido a pandemia do novo coronavírus. Nesse questionário as enfermeiros visualizavam o TCLE e aceitavam ou não participar da pesquisa, ao aceitar elas seguiam para a marcação da data para realização da entrevista por videochamada. Resultados: Surgiram três temas centrais de análise dos dados, que traziam: a compreensão e uso de tecnologias leves; educação em saúde e empoderamento do sujeito e o papel dos enfermeiros no autocuidado. Dentre as categorias trabalhadas alguns enfermeiros relatam muito bem acerca do uso da tecnologia leve, apesar da falta de familiaridade com o termo, que perpassam desde o acolhimento, vindo com rodas de conversas,2 palestras, ações na sala de espera e o incentivo ao autocuidado e o empoderamento do sujeito. Conclusão: Embora leves, os participantes demonstraram desconhecer a nomenclatura e os conceitos associados, sugerindo superficialidade na compreensão da temática, mas desempenham bom desempenho no cumprimento dessas ferramentas no contexto de atendimento na Estratégia de Saúde da Família. Vale ressaltar também que o tempo disposto para os atendimentos contribuem negativamente para escassez de sujeitos autônomos no quesito saúde, bem como todas as atribuições que o enfermeiro desempenha em uma unidade. E se torna ainda mais importante o uso de tecnologias relacionais que auxiliem no estreitamento da confiança entre o enfermeiro-paciente, para melhor tratamento e eficácia na autonomia do sujeito.pt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectAutonomia Relacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Levept_BR
dc.titleUso da tecnologia leve na relação enfermeiro-paciente no autocuidadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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