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Título: Conhecimento, atitude e prática de estudantes de enfermagem: o processo de enfermagem segundo a CIPE®
Título(s) alternativo(s): Knowledge, attitude and practice of nursing students: the nursing process according to ICNP®
Autor(es): FERREIRA, Larissa de Lima
BEZERRA, José Bruno Gomes
RIBEIRO, Karla Vaninna Araújo
FERREIRA, Tatiana Montenegro
CAMINHA, Maria de Fátima da Costa
SILVA, Suzana Lins da
Palavras-chave: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Terminologia Padronizada em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Processos de Enfermagem
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Objetivo: Identificar o conhecimento, a atitude e a prática dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem sobre tema Processo de Enfermagem (PE) baseado na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem® (CIPE®). Métodos: Estudo transversal do tipo inquérito virtual avaliativo para conhecimento, atitude e prática. A coleta de dados foi realizada de junho a agosto de 2020 após a aprovação pelo CEP da FPS, CAAE 29536120.9.0000.5569. A análise foi realizada no Epi Info 7 com distribuição de frequência. Resultados: Analisados 47 estudantes. Evidenciaram conhecimento satisfatório sobre o PE, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a CIPE®. Percebem a necessidade e importância da aplicação dessas temáticas e com relação à prática, reconheceram os diagnósticos e intervenções prioritários dos planos de cuidados dos casos apresentados. Conclusão: Esse trabalho possibilitou demonstrar o conhecimento, atitude e prática dos acadêmicos sobre o PE. Pode-se observar que os estudantes entendem o processo com o uso da CIPE® como um facilitador de organização do trabalho, e que a mesma é capaz de oferecer assistência de qualidade. Contudo eles encontram dificuldades na observação, elaboração e estudo do PE. Palavras-chave: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Processos de Enfermagem.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1015
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