Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1186
Título: Causas para descarte de bolsas de plasma num hemocentro público do Recife – PE
Autor(es): MELO, Ademir Oliveira de
GOMES, Elisangela Christhianne Barbosa da Silva
Palavras-chave: Doador de sangue
Lipemia
Hemocomponentes
Data do documento: 2016
Resumo: RESUMO: A qualidade e a segurança nas transfusões de sangue são grandes preocupações da área médica, autoridades de saúde e pacientes. Nas últimas décadas tem-se observado uma melhoria da qualidade da hemoterapia. O controle da qualidade de bolsas de sangue consiste na inspeção visual e na realização dos testes estabelecidos pela legislação em vigor. Na inspeção visual um dos critérios analisados, e que reflete no descarte de bolsas de sangue é o excesso de lipídios, principalmente colesterol e os triglicerídeos, no sangue. A presença de lipemia no plasma do sangue doado inviabiliza sua utilização levando ao descarte do mesmo. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a interferência da lipemia, durante a doação de sangue, na produção de hemocomponentes. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com os doadores, e um posterior rastreio das bolsas doadas para verificação de possíveis descartes. Do total de bolsas de sangue doadas, rastreadas durante esta pesquisa, observou-se um aproveitamento de 59,6 % de plasma, enquanto que 40,5% foram descartados. Quanto a razões que resultaram no descarte das bolsas observou-se que as principais foram: lipemia (50,9%), icterícia (5,6%), esverdeamento do plasma (8,3%) e 35,2% por outras razões (incluem os erros técnicos, tais como: sistema aberto, contaminação por hemácias, volume inadequado, segmento inadequado e congelamento inadequado) e sorologia reagente. O alto índice de descarte em bolsas de plasma observado revelou que a falta de informação atrelada aos erros técnicos, implicam em uma grande perda de estoque de hemocomponentes e de hemoderivados, resultando em uma perda inestimável deste recurso precioso além de uma considerável despesa financeira. Tais resultados reforçam a necessidade de ações de educação para promoção da saúde com grupo de doadores de sangue e treinamento técnico para os colaboradores visando reduzir o descarte desse produto e o custo para produção do mesmo que é tão precioso para vida humana. Palavras-chave: Doador de sangue. Lipemia. Hemocomponentes.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1186
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ademir oliveira - farmácia.pdf421.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.