Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1480
Título: O uso de técnicas para manejo da ansiedade em atletas de vôlei: uma cartilha psicoeducativa
Autor(es): PINTO, Eduarda Alexandra Ferreira
CARVALHO, Thayná Mesquita
VIEIRA, Rosângela
Palavras-chave: Ansiedade
Técnicas
Psicologia do esporte
Saúde mental
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO: A ansiedade é caracterizada pela ativação do cérebro, da mente e do corpo do sujeito a fim de que ele esteja preparado para reagir a determinada ameaça percebida, gerando uma inquietação interior, e, em casos mais graves, pode incluir manifestações somáticas e cognitivas desagradáveis ao indivíduo. No voleibol, o atleta pode presenciar momentos que geram ansiedade nos treinos, durante o período de campeonatos e jogos importantes, entre outros, podendo partir de questões pessoais como insegurança, baixa autoestima ou, simplesmente, por estar presenciando uma partida em que deseja muito vencer. Em casos de níveis altos de ansiedade, a saúde mental do atleta pode ser prejudicada, assim como seu rendimento e desempenho dentro e fora de quadra. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma cartilha educativa para atletas de vôlei que sofrem com níveis altos de ansiedade, baseado em técnicas com evidências científicas. A bibliografia foi explorada e expôs poucas pesquisas que abordam técnicas de manejo visando a saúde mental de atletas de voleibol. PALAVRAS-CHAVE: ANSIEDADE, TÉCNICAS, PSICOLOGIA DO ESPORTE, SAÚDE MENTAL.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1480
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de técnicas para manejo da ansiedade em atletas de vôlei uma cartilha psicoeducativa.pdf6.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.