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Título: Nível de conhecimento de estudantes de graduação em fisioterapia acerca da Paralisia de Bell
Autor(es): TENORIO, Milena Thalya Nascimento
ALVES, Rafael Arcanjo dos Santos
PIMENTEL, Claudluce Marques
PALMEIRA, América De Araújo
BARROS, Maria Clara Santos
Palavras-chave: Fisioterapia
Estudantes
Paralisia de Bell
Educação em saúde
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: A paralisia facial de Bell é uma condição neurológica que afeta a movimentação de metade do rosto devido à paralisia dos nervos cranianos do sétimo par, com incidência de 20 a 30 casos por 100.000 pessoas. Métodos: Estudo descritivo transversal, qualiquantitativo, realizado em uma Faculdade do Nordeste Pernambucano com estudantes de fisioterapia do último ano que vivenciam como estratégia educacional a aprendizagem baseada em problemas. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário online composto por duas partes. A primeira parte possui 10 perguntas de múltipla escolha, e abordou conhecimentos gerais sobre paralisia facial de Bell. A segunda parte possui quatro questões estruturadas com base na escala Likert e procuravam identificar o grau de confiança da população do estudo no atendimento de pacientes com PFB, e as contribuições acadêmicas da faculdade na construção dessa segurança. Foram utilizadas frequências absolutas e relativas para variáveis qualitativas e média, mediana, desvio padrão, valores mínimos e máximos para variáveis quantitativas. As relações entre variáveis foram analisadas com o teste de Kruskal-Wallis (p<0,05) no software R 4.0.0. Resultados: Com 100% de adesão, 23 estudantes participaram da pesquisa. A média geral de acertos na primeira parte foi 6,04 pontos, com mediana de 6, nota mínima de 2 e nota máxima de 8. Para as últimas questões, as respostas indicam satisfação com a condução da faculdade a respeito da formação clínica nessa área de atuação e mostra ciência quanto a importância do conhecimento sobre a paralisia facial de Bell. No entanto 78,3% dos estudantes expressam neutralidade ou insegurança para prestar atendimento a essa população específica. Conclusão: De modo geral os resultados dos estudantes indicam um bom conhecimento teórico em anatomia e fisiopatologia da paralisia facial de Bell, mas apresentam dificuldades no diagnóstico clínico e nas orientações de tratamento. O estudo sugere a necessidade de mais pesquisas sobre demandas acadêmicas e um foco maior no manejo prático para estudantes de fisioterapia no último ano. Palavras-Chave: Fisioterapia, estudantes, Paralisia de Bell, educação em saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1812
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