Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1818
Título: Etiologia e sensibilidade aos antimicrobianos dos microrganismos isolados nas uroculturas de menores de 5 anos atendidos em hospital pediátrico de referência
Autor(es): SILVA, Alice Pimentel Venicius
SOEIRO, Ligia Dantas
SILVA, Marcelo Serrado Accioly
MORAES, Marco Antônio Mattos de
ALMEIDA FILHO, Kildare Herminio de
AMORIM, Pedro Paulo Feitosa
MAGGI, Ruben Rolando Schindler
PINTO, Roberta Souza da Costa
NOCETE, Gabrielle Rabelo
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
Palavras-chave: Crianças
Resistência antimicrobiana das bactérias
Infecção do trato urinário (ITU)
Sensibilidade aos antimicrobianos
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Objetivo: Determinar etiologia e sensibilidade antimicrobiana dos uropatógenos em menores de 5 anos. Métodos: Estudo tipo corte transversal realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, a partir da análise de resultados de uroculturas de março de 2021 a março de 2023 armazenados no banco de dados do Laboratório de Análises Clínicas. Excluiu-se os menores de 30 dias, uroculturas com mesmo microrganismo e sensibilidade antimicrobiana em menos de 30 dias. As variáveis avaliadas foram sexo, idade, setor de coleta. Considerou-se urocultura positiva o crescimento de microrganismo único com mais de 100.000 colônias/ml. Utilizou-se critérios do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos (BrCAST) para identificação e teste de sensibilidade automatizados. Para análise estatística empregou-se o Stata 13.0®. Resultados: Analisou-se 610 uroculturas de 425 pacientes, sendo mais prevalentes Escherichia coli (44,3%), Klebsiella pneumoniae (16%), Pseudomonas aeruginosas (10%), Proteus mirabilis (9,8%) e outros Gram-negativos (13,1%). Gram-positivos representaram 4,7%, predominando Enterococcus faecalis (3,7%). Candida albicans foi mais prevalente na Unidade de Terapia Intensiva (2,3%). A E. coli demonstrou sensibilidade superior a 95% a Carbapenêmicos, Amoxicilina com Clavulanato, Nitrofurantoína e Amicacina; sensibilidade inferior a 60% à Cefuroxima e sulfametoxazol/trimetoprim. Conclusão: Alta sensibilidade dos Gram-negativos à Amoxicilina com Clavulanato sugere sua possível escolha no tratamento empírico das infecções do trato urinário em crianças. Palavras-chave (DeCs): Crianças; Resistência antimicrobiana das bactérias; Infecção do trato urinário (ITU); Sensibilidade aos antimicrobianos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1818
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.