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Título: O impacto do ensino baseado em simulação para a satisfação e autoconfiança dos estudantes de medicina no internato
Título(s) alternativo(s): The impact of simulation-based teaching on the satisfaction and self-confidence of medical students during internship
Autor(es): ARAÚJO, Letícia Da Veiga Pessoa
CAMPOS, Manoela Ramos De Lima Siqueira
ARAÚJO, Maria Clara Da Veiga Pessoa
MAGALHÃES, Julio Cesar Veras
BELTRÃO, Maria Luiza Câmara Pires
MELO, Brena Carvalho Pinto de
ANDRETO, Luciana Marques
Palavras-chave: Internato médico
Treinamento por simulação
Educação médica
Satisfação pessoal
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: Ensino baseado em simulação (EBS) é uma metodologia ativa de ensino, que acontece por meio de exposição a situações paralelas à realidade, sem apresentar possibilidade de risco real ao paciente. Tais características colaboram para enriquecimento do raciocínio clínico, impactando a autoconfiança e os níveis de satisfação dos estudantes de medicina do internato. Dentre os resultados da implementação desse método de ensino, prevê-se um melhor desenvolvimento de competências clínicas, sendo um indicador de qualidade para atuação profissional futura. A avaliação da efetividade desse método de ensino e seu impacto na autoconfiança e satisfação dos estudantes de medicina é pouco descrita na literatura médica. Objetivos: Avaliar a experiência da prática do ensino baseado em simulação e seus impactos para a autoconfiança e a satisfação dos estudantes do internato de medicina nos treinamentos do Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo realizado no CSim da FPS, no período de setembro de 2023 a agosto de 2024, incluindo estudantes de medicina do internato da FPS já expostos previamente ao EBS. O estudo foi realizado através da aplicação do questionário Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning traduzido para o português, após o treinamento, para avaliar o impacto do EBS na autoconfiança e na satisfação dos estudantes. Este questionário consta de treze itens a serem preenchidos através de uma escala de cinco pontos de Likert sendo 1- discordo totalmente e 5- concordo totalmente. As informações coletadas, através dos questionários, foram inseridas no banco de dados em planilha eletrônica através do software Planilhas Google® pelos pesquisadores em dupla entrada por digitadores diferentes. Posteriormente, foram realizadas revisão e limpeza do banco de dados pelo pesquisador principal para correção de possíveis inconsistências, seguido de comparação e validação dos bancos para a criação de uma versão definitiva para análise. A análise estatística envolveu o uso de medidas descritivas como distribuição de frequências para as variáveis nominais, bem como medidas de tendência central e suas dispersões para variáveis numéricas. Para as variáveis contínuas com distribuição normal foi utilizada a média, para as variáveis que não apresentaram distribuição normal, foi utilizada mediana para medida central. Para a análise dos itens do questionário SSSLC foi utilizado o ranking médio. Aspectos éticos: o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: Evidenciou-se impacto positivo do EBS na autoconfiança e na satisfação dos participantes, com ranking médio variando entre 3,7 e 4,9 e a maioria delas com valor aproximado à 5, o que expõe a proximidade com um ideal significativo de autoconfiança e satisfação entre os estudantes avaliados. Observou-se maior discordância nas respostas às seguintes afirmações: “É responsabilidade do professor indicar o que eu preciso aprender sobre a temática abordada na simulação durante a aula”, “Estou confiante de que domino o conteúdo da atividade de simulação que o meu professor me apresentou” e “Eu sei como obter ajuda quando não compreendo os conceitos abordados na simulação.” Conclusão: Este estudo ratifica o impacto positivo do EBS na autoconfiança, na satisfação e no desenvolvimento de habilidades práticas nos estudantes do internato de medicina. Palavras-chave (DeCS): Internato médico; Treinamento por simulação; Educação médica; Satisfação pessoal.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1913
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