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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUERRA, Amanda Cristina Nogueira-
dc.contributor.authorJÁCOME, Rebeca Cruz-
dc.contributor.authorCARVALHO, Bernardo Luna-
dc.contributor.authorFRIEDHEIM, Júlia Leal-
dc.contributor.authorFERRAZ, Mariana Dias-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorPADILHA, Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda-
dc.date.accessioned2025-11-25T13:00:54Z-
dc.date.available2025-11-25T13:00:54Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2131-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: o papel do tutor é fundamental como facilitador de todo processo de aprendizagem e em especial da tempestade de ideias, passo crucial para a ocorrência da aprendizagem significativa e, portanto, para a efetividade da Aprendizagem Baseada em Problemas. Objetivo: analisar a correlação entre o perfil do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias no desenvolvimento do grupo tutorial na Aprendizagem Baseada em Problemas. Métodos: foi realizado estudo transversal na Faculdade Pernambucana de Saúde, entre setembro de 2024 a outubro de 2025, envolvendo estudantes de medicina dos primeiros quatro anos selecionados por conveniência. Para a avaliação do perfil do tutor foi utilizado o Questionário Breve de Avaliação do Tutor, instrumento traduzido, adaptado transculturalmente e validado para o português do Brasil. Para a avaliação do cumprimento da tempestade de ideias foi utilizado recorte do instrumento de avaliação do seguimento dos sete passos do grupo tutorial, previamente validado. Para a avaliação da confiabilidade das respostas aos instrumentos utilizados, foi realizado o teste de alfa de Cronbach. Foi analisada a correlação entre o perfil do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias (correlação de Spearman). Resultados: foram envolvidos 264 estudantes, dos quais aproximadamente 192 (72,7%) apresentou ótima percepção quanto as características do tutor, segundo os quatro princípios educacionais fundamentais da metodologia, incluindo a relação interpessoal do tutor (Escore médio geral=4,28). O teste de Alfa de Cronbach foi 0,890, indicando confiabilidade das respostas. O cumprimento da tempestade de ideias, foi considerado como ótimo (Escore médio geral=4,56/75,8%). Houve confiabilidade das respostas (Alfa de Cronbach=0,671). Foi observada a correlação positiva entre as características do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias (Correlação de Spearman - coeficiente de correlação de 0,499). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde com o CAAE: 82876524.0.0000.5569 e Número do Parecer: 7.073.892. Conclusões: foi observada correlação positiva entre o perfil do tutor e o cumprimento das etapas referentes à tempestade de ideias, reforçando a importância da atuação adequada do tutor, sobretudo, em relação às suas características, respeitando os princípios educacionais fundamentais da Aprendizagem Baseada em Problemas. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas; Tutor; Avaliação; Aprendizagem; Estudante.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.titlePerfil do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.title.alternativeTutor profile and compliance with brainstorming in problem-based learningpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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