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Title: Perfil do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias na aprendizagem baseada em problemas
Other Titles: Tutor profile and compliance with brainstorming in problem-based learning
Authors: GUERRA, Amanda Cristina Nogueira
JÁCOME, Rebeca Cruz
CARVALHO, Bernardo Luna
FRIEDHEIM, Júlia Leal
FERRAZ, Mariana Dias
FALBO, Ana Rodrigues
PADILHA, Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Tutor
Avaliação
Aprendizagem
Estudante
Issue Date: 2025
Abstract: RESUMO Introdução: o papel do tutor é fundamental como facilitador de todo processo de aprendizagem e em especial da tempestade de ideias, passo crucial para a ocorrência da aprendizagem significativa e, portanto, para a efetividade da Aprendizagem Baseada em Problemas. Objetivo: analisar a correlação entre o perfil do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias no desenvolvimento do grupo tutorial na Aprendizagem Baseada em Problemas. Métodos: foi realizado estudo transversal na Faculdade Pernambucana de Saúde, entre setembro de 2024 a outubro de 2025, envolvendo estudantes de medicina dos primeiros quatro anos selecionados por conveniência. Para a avaliação do perfil do tutor foi utilizado o Questionário Breve de Avaliação do Tutor, instrumento traduzido, adaptado transculturalmente e validado para o português do Brasil. Para a avaliação do cumprimento da tempestade de ideias foi utilizado recorte do instrumento de avaliação do seguimento dos sete passos do grupo tutorial, previamente validado. Para a avaliação da confiabilidade das respostas aos instrumentos utilizados, foi realizado o teste de alfa de Cronbach. Foi analisada a correlação entre o perfil do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias (correlação de Spearman). Resultados: foram envolvidos 264 estudantes, dos quais aproximadamente 192 (72,7%) apresentou ótima percepção quanto as características do tutor, segundo os quatro princípios educacionais fundamentais da metodologia, incluindo a relação interpessoal do tutor (Escore médio geral=4,28). O teste de Alfa de Cronbach foi 0,890, indicando confiabilidade das respostas. O cumprimento da tempestade de ideias, foi considerado como ótimo (Escore médio geral=4,56/75,8%). Houve confiabilidade das respostas (Alfa de Cronbach=0,671). Foi observada a correlação positiva entre as características do tutor e o cumprimento da tempestade de ideias (Correlação de Spearman - coeficiente de correlação de 0,499). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde com o CAAE: 82876524.0.0000.5569 e Número do Parecer: 7.073.892. Conclusões: foi observada correlação positiva entre o perfil do tutor e o cumprimento das etapas referentes à tempestade de ideias, reforçando a importância da atuação adequada do tutor, sobretudo, em relação às suas características, respeitando os princípios educacionais fundamentais da Aprendizagem Baseada em Problemas. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas; Tutor; Avaliação; Aprendizagem; Estudante.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2131
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