Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1006
Title: Elaboração e validação de instrumento para avaliação do estudante em um ambiente virtual de apredizagem
Other Titles: Elaboration and validation of an instrument to evaluate student participation in a virtual learning environment
Authors: PEREIRA, Thiago Medeiros
ALMEIDA, Júlia Carvalheira Altino de
COSTA, Luiz Perez da
FALBO, Ana Rodrigues
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Tutoria
Tutoria
Instrumentos de planejamento
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Cenário: a Faculdade Pernambucana de Saúde adota a aprendizagem baseada em problemas e utiliza o fórum como ambiente virtual de aprendizagem para manter a funcionalidade dos grupos tutoriais entre os encontros presenciais. É fundamental a utilização de instrumento para a adequada avaliação do desempenho do estudante pelo tutor nesse ambiente. Objetivo: elaborar e validar um instrumento de avaliação da participação do estudante no fórum na perspectiva da aprendizagem colaborativa. Métodos: estudo metodológico de elaboração e validação de instrumento na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período entre outubro de 2019 a outubro de 2020. As etapas de validação incluíram: dois painéis de especialistas (validação de conteúdo), um minigrupo focal (validação FACE) e foi planejada a realização da etapa de verificação da confiabilidade/ estabilidade do instrumento. A versão inicial foi elaborada a partir dos pressupostos do fórum na perspectiva da aprendizagem colaborativa. Resultados: nas etapas de validação de conteúdo participaram especialistas: no método científico, em escalas psicométricas, nos temas AVA e fórum e em Letras. Na etapa de validação FACE participaram dez tutores de medicina selecionados randomicamente. A etapa de verificação da confiabilidade e estabilidade do instrumento não foi realizada por dificuldades impostas pela pandemia COVID-19. O instrumento na versão final é composto por 15 itens agrupados em três dimensões: 1. Quantidade e relevância das postagens; 2. Pertinência ao tema e reflexão sobre os conteúdos postados; e 3. Articulação com os conteúdos já postados no fórum. A análise do instrumento é feita por meio da média aritmética do conjunto dos itens avaliados, correspondendo ao escore médio global (EMG) e cada dimensão é analisada pela média aritmética dos seus itens correspondentes, escore médio por dimensão (EMD). Atribuiu-se grau à avaliação, segundo os pontos de corte dos EM: participação péssima e ruim (EM≤ 3,0); participação regular (EM >3,0 e ≤3,5), participação boa (EM >3,5 a <4,0) e participação ótima (EM > 4,5). Conclusões: foi elaborado instrumento validado do ponto de vista de conteúdo e semântico, no entanto não foi verificada a sua confiabilidade e estabilidade. Aspectos Éticos: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 19659519.6.0000.5569. Palavras-chave (DeCS): aprendizagem baseada em problemas; tutoria; instrumentos de planejamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para a obtenção grau de Bacharel em Medicina.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1006
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.