Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1028
Title: Perfil clínico e análise dos indicadores de assistência da unidade de terapia intensiva cardiológica pediátrica de um Hospital Escola do Recife
Authors: MOURA, Liliane Aquino de
FERRAZ, Gabriela Gominho Rosa de Sá
SOUZA, Vanessa Vieira de
BARBOSA, Marina dos Santos Ramos
NOGUEIRA, Lídier Roberta Morais
OLIVEIRA, Diego Santos de
Keywords: Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Cardiopatias
Indicadores de Qualidade
Assistência à Saúde
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivos: Avaliar o perfil epidemiológico e analisar os indicadores de assistência da unidade de terapia intensiva cardiológica pediátrica do IMIP. Métodos: Estudo observacional descritivo. A coleta dos dados foi realizada a partir do banco de dados assistencial da UTIP no período de julho de 2018 a julho de 2019. Incluídas crianças de ambos os sexos, com cardiopatia congênita e submetidas ao uso de VMI em pós-operatório imediato de cirurgia de cardiopatia congênita. Excluídos neonatos prematuros e pacientes que falharam na primeira extubação. Foram avaliadas as características antropométricas e clínicas, o tempo de internamento na UTIP e de VMI, taxa de mortalidade e de sucesso e falha da extubação. Os dados foram apresentados em tabelas de distribuição de frequência para as variáveis categóricas e para as variáveis não categóricas foram calculadas as médias e desvios padrão. Resultados: Houve frequência de 90 lactentes (46,4%), sendo 88 (45,4%) do sexo feminino. As cardiopatias acianogênicas foram as mais frequentes 101 (52%). A média de dias de internamento foi de 6,8 (±6,2). A média de tempo de uso da ventilação mecânica invasiva foi de 2,18 (±2,34) dias. A taxa de mortalidade foi de 5,8%. E a taxa de extubação com sucesso de 123 (63,4%) Conclusão: A análise do perfil da UTIP cardiológica mostrou uma maior frequência de crianças de 0 a 4 anos, no sexo feminino e com cardiopatia acianogênicas de menor gravidade. Os indicadores assistenciais de saúde demonstraram boas práticas de assistência à saúde relacionadas ao processo de utilização da VMI e seu desmame. Palavras chaves: Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica; Cardiopatias; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso das acadêmicas Liliane Aquino de Moura e Gabriela Gominho Rosa de Sá Ferraz do 8º período do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob orientação de Diego Oliveira e co-orientação de Lidier Roberta, Vanessa Vieira de Souza, Marina dos Santos Ramos Barbosa como parte dos requisitos para obtenção da Graduação em Fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1028
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.