Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1045
Título: Curadoria digital no curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde
Título(s) alternativo(s): Digital curation in the physiotherapy course at the Pernambuco College of Health
Autor(es): SILVA, Crislayre Milena Pereira da
LORENA, Suélem Barros de
CABRAL, Juliana Chaves
Palavras-chave: Curadoria de dados
Educação interprofissional
Aaprendizagem baseada em problemas
Profissionais de saúde
Data do documento: 2021
Resumo: Resumo Introdução: A curadoria digital é vista como “a gestão atuante e a preservação de recursos digitais durante todo o ciclo de vida de interesse [....], tendo como perspectiva o desafio temporal de atender a gerações atuais e futuras de usuários” (Sayão e Sales 2012 p. 184). Portanto, ajuda a organizar o conteúdo de maior relevância, para aprimorar as habilidades de filtragem das pesquisas. Objetivo: Analisar a compreensão e a prática da temática curadoria digital no curso de fisioterapia de uma faculdade com metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Método: trata-se de um estudo transversal descritivo, composto por duas etapas: aplicação de questionário pelo Google Forms e coleta de dados documentais (manuais dos estudantes), coletamos características sociodemográficas e comportamento de recursos digitais na rotina diária dos acadêmicos. O público alvo desse presente artigo são acadêmicos de todos os períodos do curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana De Saúde – FPS, a presente pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da FPS, sendo a coleta iniciada apenas após a aprovação. Resultado: foram atingidos o total de 30 estudantes do curso de fisioterapia, onde 93% são do público feminino jovem. A maior porcentagem obtida dos estudantes foi o uso de celular smartphone, computador portátil/notebook, acesso aos materiais de estudos, textos, vídeo e buscam por buscadores de dados. Os manuais, apesar de trazerem os livros na maior parte das referências, destacam o esforço institucional em estimular o uso de diferentes fontes de informação na construção de conhecimento. Conclusão: foi observado que os estudantes, apesar de terem acesso a diferentes recursos digitais, ainda preferem estudar por materiais escritos, embora haja um esforço institucional, visualizado na análise dos manuais publicados, em estimular o estudo por diferentes fontes de informação. Palavras-chave: Curadoria de dados, educação interprofissional, aprendizagem baseada em problemas, profissionais de saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1045
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Curadoria digital no curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pdf190.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.