Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1050
Título: Achados ecocardiográficos em pacientes com doença de Kawasaki atendidas em hospital de referência entre 2010 e 2019
Título(s) alternativo(s): Echocardiographic findings in patients with Kawasaki disease attended in a reference hospital between 2010 and 2019
Autor(es): FERREIRA, Luiza Ribeiro
CUNHA, Maria Julia Rocha Carneiro da
FERREIRA, Myrelle Stephane Batista
VASCONCELOS, Gabriela Barreto Almeida
CARDOSO, Yane Ferreira
MORAIS, Monica Maria Coentro
LIMA, Luziene Alencar Bonates
Palavras-chave: Síndrome de linfonodos mucocutâneos
Vasculite
Ecocardiografia.
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Objetivos: descrever os achados ecocardiográficos da doença de Kawasaki (DK) em crianças atendidas no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no período de janeiro/2010 a dezembro/2019. Método: estudo transversal realizado, entre março e agosto de 2020, com análise de prontuários de pacientes com diagnóstico de DK. Foram verificadas as características epidemiológicas, clínicas, terapêuticas e ecocardiográficas. Os dados foram dispostos em planilha Excel e analisados pelo software Epi Info 7.2.2.6. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética do IMIP. Resultados: foram analisados 52 prontuários e a maioria apresentou idade menor ou igual a 5 anos e foi do sexo masculino. Registrou-se, em ordem decrescente de ocorrência, os seguintes achados: febre, rash cutâneo, alterações orais, alterações de extremidades, conjuntivite e adenomegalia. Foram analisados 89 ecocardiogramas e 49 (55%) apresentaram alterações, sendo a principal a dilatação coronariana, seguida de insuficiência mitral, derrame pericárdico e aneurisma coronariano. A média de realização do exame por paciente foi de 1,7 (±1,3). Em relação a terapêutica o ácido acetilsalicílico foi administrado em 94,2% dos pacientes e a imunoglobulina em 53,9%. Conclusão: foi verificado elevado percentual de anormalidades ecocardiográficas no momento do diagnóstico. E observou-se, por fim, a normalização das alterações num período de até 2 anos, o que justifica o acompanhamento clínico e ecocardiográfico. Palavras chave: Síndrome de linfonodos mucocutâneos; Vasculite; Ecocardiografia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1050
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.