Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/105
Título: Fibrossarcoma de pelve em lactente – relato de caso
Autor(es): REMÍGIO, Caio Góis
RODRIGUES, Túlio Ramos
GONDIM, Witalo Gomes
Palavras-chave: Fibrossarcoma
Lactente
Neoplasia
Data do documento: 2017
Resumo: Introdução. O Fibrossarcoma é uma neoplasia rara de tecidos moles em lactentes e crianças, geralmente encontrado em extremidades, e ocasionalmente, em locais incomuns, como a pelve, pulmão e o retroperitônio. Foram relatados na literatura até o momento em torno de 250 casos, com menor porcentagem ocorrendo em recém-nascidos. Tanto a forma infantil, quanto a adulta possuem padrões histopatológicos semelhantes, todavia a forma infantil possui um prognóstico mais satisfatório. Estes tumores são notoriamente mal diagnosticados no nascimento, sendo erroneamente definidos como hemangiomas ou malformações linfáticas. A recorrência desse tumor na infância é comum, mas as taxas de metástase são inferiores a 10% em crianças menores de cinco anos e 50% por cento em crianças com mais de 10 anos de idade. Objetivo. Descrever um caso de fibrossarcoma de pelve em paciente lactente em tratamento no setor de oncologia pediátrica do IMIP. Metodologia. Trata-se de um relato de caso realizado por estudantes do 6ᵒ ano de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, sobre uma paciente admitida no serviço de oncologia pediátrica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira -IMIP, no período de Abril de 2017 a Novembro de 2017. Foram analisados diversos artigos científicos sobre o tema, além do prontuário médico da paciente. Relato do Caso. Paciente, do sexo feminino, com história de dor esporádica e aumento da circunferência em coxa direita desde os dois meses de idade. Admitida no IMIP, aos nove meses de idade, para investigação dos sintomas. Realizado exames de imagem, onde se evidenciou a presença de volumosa formação expansiva com áreas sólidas e císticas em região pré-sacral à direita, estendendo-se para o canal raqueano lombar. À imunohistoquímica, revela-se como fibrossarcoma de alto grau, sendo optado pelo início do tratamento quimioterápico. Vem evoluindo bem à conduta proposta, com redução importante da massa pélvica, e seguindo-a conforme recomendada.
Descrição: Trabalho de conclusão do curso de medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde em Recife –PE. Orientador: Allan Francisco Oliveira de Lima
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/105
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIBROSSARCOMA. RELATO FINAL.pdf542.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.