Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1081
Title: Associação entre o estado nutricional e presença de comorbidades em idosos com acidente vascular cerebral internados em um hospital de referência do Nordeste brasileiro
Authors: OLIVEIRA, Vitória Cardoso de
BORGES, Layrisse Alves
ALMEIDA, Samanta Siqueira de
ANDRADE, Elda Silva Augusto de
Keywords: Avaliação nutricional
Estado nutricional
Acidente vascular cerebral
Idoso
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) também pode ser chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE), ou popularmente denominado de derrame. É uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, ocorrendo comprometimento de circulação de sangue em alguma região encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico). Causada por duas razões, um entupimento (AVC isquêmico) ou um vazamento nas artérias (AVC hemorrágico). Objetivo: Analisar a associação entre o estado nutricional e a presença de comorbidades em idosos com Acidente Vascular Cerebral (AVC), internados em um Hospital de referência do Nordeste brasileiro. Método: Estudo transversal, com idosos debilitados de acidente vascular cerebral, internados na enfermaria neurológica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP (Recife-PE) entre os meses de março e junho de 2019. Foram coletadas informações através de um questionário estruturado contendo dados clínicos, epidemiológicos, socioeconômicos, antropométricos. Os dados clínicos e epidemiológicos e foram coletados através de informações contidas em prontuário e diretamente questionado ao paciente. A amostra foi por conveniência, sendo os pacientes convidados a participar da pesquisa de acordo com sua admissão na referida enfermaria. Foi feito um estudo transversal. O comitê de bioética em pesquisa do IMIP aprovou o presente estudo. Resultados: Amostra foi composta por 36 pacientes, com média de idade de 70 anos, sendo 63,89% pertencentes ao sexo masculino, 50,00% negros, 41,67% eram viúvos, 58,33% aposentados com 80,56% de 0 a 1 salários, 61,11% alfabetizados, 55,56% com grau de instrução mais de 3 anos estudados e aprovados e 52,78% eram de zona urbana. Conclusão: Concluísse que de acordo com o estado nutricional de parâmetro IMC, houve associação de pacientes com excesso de peso e a presença de comorbidades pré-existentes na população de idosos. Palavras Chaves: Avaliação nutricional, Estado nutricional, Acidente Vascular Cerebral, Idoso.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1081
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Vitoria Cardoso e Rayssa Layrisse.pdf519.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.