Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1115
Título: Complicações relacionadas à doença falciforme durante o período gravídico puerperal em mulheres acompanhadas em um ambulatório especializado: resultado de três anos de implantação do serviço
Título(s) alternativo(s): Pregnancy outcomes in women with Sickle Cell Disease followed up in a specialized outpatient clinic during three years of services implementation
Autor(es): MONTENEGRO, Mariana Fonseca dos Santos
NEVES, Mariana Mercês de Almeida
MEDEIROS, Maria Beatriz Martins de
SOUZA, Ariani Impieri de
SILVA, Flávia Anchielle C. da
FERREIRA, Ana Laura Carneiro G.
HAZIM-COSTA, Manuela Freire
Palavras-chave: Anemia falciforme
Doença da hemoglobina S
Complicações hematológicas na gravidez
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO OBJETIVO: descrever os resultados das gestações de mulheres com doença falciforme (DF) acompanhadas em ambulatório especializado. MÉTODO: estudo de corte transversal realizado em ambulatório de hospital terciário para atendimento de mulheres gestantes com DF, entre agosto de 2020 e julho de 2021. As mulheres foram contactadas por telefone e, após aceitarem participar da pesquisa, responderam ao questionário. Informações foram complementadas por consulta aos prontuários. Foram analisadas variáveis biológicas, sociodemográficas, tocoginecológicas e relacionadas às complicações clínicas, gestacionais, do parto, do puerpério e dados dos recém-nascidos. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisas, CAEE:33468320.3.0000.5201. RESULTADOS: foram avaliadas 42 pacientes cuja média de idade foi 25,6 anos, genótipo predominante HbSS (70,7%), a maioria de raça negra (90,5%), com média de idade da menarca de 13,6 anos e da primeira gestação 22,4 anos. Três gestações terminaram em aborto, duas ainda estão em curso e 37 tiveram parto, sendo 51,4% a termo e 73% cesariano. As principais complicações gestacionais foram necessidade de hemotransfusão (78,6%) e crise álgica (59,5%). A maioria dos recém-nascidos (62,2%) recebeu alta com a mãe e houve 2 óbitos fetais. CONCLUSÕES: apesar da alta frequência de complicações clínicas, as mulheres com DF acompanhadas em ambulatório especializado tiveram desfechos gestacionais favoráveis, reforçando a importância de atenção individualizada para mulheres com esta doença. Palavras-Chave: Anemia Falciforme, Doença da Hemoglobina S; Complicações Hematológicas na Gravidez.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1115
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.