Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1116
Título: Perfil clínico-epidemiológico e sobrevida dos pacientes pediátricos com câncer acompanhados em serviço de referência no Nordeste do Brasil no período de 2016 a 2020
Título(s) alternativo(s): Clinical-epidemiological profile and survival of pediatrics patients with cancer followed up at a reference service in northeastern Brazil in the period of 2016 to 2020
Autor(es): GRACILIANO, Maria Teresa Wallach
GOMES, Natália Oliveira de Souza
NUNES, Victória Ferreira Tavares
LINS, Mecneide Mendes
BARBOSA, Gustavo Lapenda de Moraes
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
Palavras-chave: Neoplasias
Criança
Adolescente
Epidemiologia
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Objetivo: Determinar o perfil clínico-epidemiológico e sobrevida dos pacientes pediátricos com câncer acompanhados em serviço de referência no Nordeste brasileiro. Métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, tipo corte transversal, envolvendo menores de 20 anos com câncer admitidos na oncologia pediátrica do IMIP, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020. Avaliaram-se dados sociodemográficos, clínicos (sinais/sintomas e tempo até diagnóstico, tipo de neoplasia) e evolução (final de tratamento, recidiva e óbito). A análise feita no Stata apresentou distribuição de frequências e medidas de tendência central, letalidade de acordo com a neoplasia e a sobrevida global. Resultados: Foram 876 participantes, a maioria do sexo masculino, procedentes da GERES I, tendo 75% até 11,5 anos. Prevaleceram as leucemias (37,6%) e tumores de Sistema Nervoso Central (21,5%). Os sintomas predominantes foram náuseas e vômitos e a mediana de tempo para admissão no serviço foi 31,5 dias. Foram a óbito 215 pacientes, tendo progressão da doença como principal causa. A letalidade foi maior entre pacientes com neuroblastoma. A sobrevida global em 5 anos foi 68,2%. Conclusões: O perfil dos pacientes corresponde à literatura e a taxa de sobrevida está acima da média brasileira. Medidas devem ser implementadas para reduzir o tempo até o diagnóstico das neoplasias pediátricas visando à redução da letalidade e aumento da sobrevida. Palavras-Chave: neoplasias; criança; adolescente; epidemiologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1116
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.