Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1169
Título: Perfil clínico e epidemiológico de crianças com COVID-19 internadas em Unidade de Terapia Intensiva em hospital de referência no estado de Pernambuco: estudo retrospectivo descritivo
Autor(es): MORAIS, Thawane Maria Pereira de
SILVEIRA, Julia Siqueira Fernandes
LIMA, Lívia Caroline de Oliveira
SANTANA, Tânia Flaiane de
LIMA FILHO, Alberto de Barros
SOEIRO, Emília Maria Dantas
Palavras-chave: Crianças
Unidade de terapia intensiva
SARS-CoV-2
Data do documento: 2021
Resumo: Descrever as características clínicas e epidemiológicas de crianças com COVID-19 Internadas em UTI pediátrica. Métodos: Estudo descritivo retrospectivo envolvendo todos os pacientes com idade entre zero e 13 anos, com infecção por SARS-CoV-2 confirmada por Rt-PCR, internados na UTI pediátrica de um hospital de referência do estado de Pernambuco de março a dezembro de 2020. Resultados: De um total de 13 pacientes, sete (53,8%) eram meninas. A mediana da idade foi de cinco anos. Oito pacientes (61,5%) apresentavam comorbidades. Doze pacientes 92,3% necessitaram de suporte ventilatório e sete (53,8%) necessitam de ventilação mecânica invasiva. Três crianças (23,0%) apresentaram a síndrome inflamatória multissistêmica. A mediana de permanência na UTI foi de 16 dias, com registro de 3 (23,0%) óbitos. Conclusão: Em nossa amostra, houve alta prevalência de sintomas respiratórios com necessidade de suporte ventilatório. A maioria das crianças apresentava comorbidades. O óbito ocorreu em 23% dos casos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1169
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.