Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/117
Título: Sensibilidade aos antimicrobianos dos microrganismos isolados em pacientes pediatricos em Hospital Terciário no Recife
Autor(es): CAVALCANTI, Hellysson Phyllipe Firmino
SILVA, Gabriela Carvalho
REAL, Felipe Henrique
COSTA, Francisco Eugênio Noronha da
LIMA, Maria de Fátima Silva de
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Infecções bacterianas
Resistência a antibióticos
Resistência a múltiplas drogas
Pacientes internados.
Data do documento: 2017
Resumo: Objetivos: Determinar a frequência e sensibilidade aos antimicrobianos dos microrganismos isolados em culturas de espécimes de pacientes pediátricos internados em hospital terciário. Métodos: Foram avaliados resultados das culturas de sangue, urina, líquido cefalorraquidiano (LCR), ferida operatória, secreção cutânea, secreção ocular, secreção otorrinolaringológica e “swab retal” de pacientes pediátricos internados no período de 2012 a 2014. Foram analisadas a espécie do microrganismo e sensibilidade aos antimicrobianos de acordo com o espécime e local de internamento. Foi desenvolvido um programa pelo autor principal do presente estudo para armazenamento do banco de dados e posterior análise estatística no Epi-Info. Resultados: A maioria das bactérias isoladas eram Gram positivas, no entanto as bactérias Gram negativas foram mais frequentes na Cardiologia, Cirurgia, Nefrologia, Oncologia e UTI Pediátrica. Entre todos os microrganismos, a Klebsiella pneumoniae (22,3%) foi o mais prevalente. Entre as bactérias Gram negativas, aquela também foi a mais isolada (29,5%). Já entre as Gram-positivas, a mais isolada foi o Staphylococcus epidermidis (39,8%). Entre os fungos, a Candida não albicans (52,0%) foi a mais incidente. O espécime com maior positividade nas culturas foi sangue (29,0%), seguido por urina (16,7%). De 60 a 70% das cepas de K. pneumoniae foram sensíveis às cefalosporinas de terceira geração em hemoculturas e uroculturas. Entre todos os antimicrobianos testados, o esquema que apresentou maior cobertura, de acordo com a sensibilidade in vitro das bactérias Gram negativas isoladas em infecções relacionadas à assistência à saúde (IrAS) e infecções comunitárias, foi a amicacina isolada ou associada a ciprofloxacina. Conclusões: Baseado na prevalência dos microrganismos e sensibilidade aos antimicrobianos nos diferentes setores de um determinado hospital foi possível determinar a terapia empírica mais efetiva em hospital terciário.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/117
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Henrique Real, Medicina.pdf902.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.