Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1189
Título: Os benefícios da ginástica laboral na redução da dor lombar: uma revisão bibliográfica
Autor(es): SILVA, Alex Távora da
ARAÚJO, Victor Lins de A.
CAHU, Fabiana Gonçalves de Melo Cahú (Orientadora)
Palavras-chave: Ginástica laboral
Prevenção
Dor lombar
Data do documento: 2013
Resumo: RESUMO Objetivo: Refletir acerca das principais características da ginástica laboral, bem como na sua influência na diminuição da dor lombar. Método: O presente es tudo é bibliográfico do tipo exploratório descritivo. É uma revisão integrativa da literatura, que tem como principal característica o planejamento bastante flexível de modo que o fato estudado seja considerado em seus mais variados aspectos. O período est abelecido para busca de publicações acerca da temática em questão foi de 2004 a 2013, na literatura científica nacional e internacional, nas bases eletrônicas de dados MEDLINE, PUBMED, LILACS, SCIELO e BIREME. Teve como descritores: Ginástica Laboral; prev enção; dor lombar. Resultados: Acerca dos anos de publicação dos estudos, 20% em 2005, 15% em 2006, 10% em 2007, e 15% em 2011, sendo estes os anos de maior ocorrência sobre a relação da ginástica laboral e prevenção da dor lombar. Discussão: O presente t ema não tem recebido a devida atenção dos estudiosos e pesquisadores na área de fisioterapia, pois apesar do aumento da lor lombar e da importância da ginástica laboral na sua diminuição, poucos são os estudos que tratam de maneira específica a temática em questão. Conclusão: Na literatura acerca desta temática há várias lacunas que necessitam ser preenchidas a partir do aumento do número de abordagens a respeito, bem como por meio da realização de pesquisas de campos, uma vez que os profissionais de fisiot erapia necessitam de subsídios para atuar de forma efetiva na disseminação da importância da ginástica laboral na diminuição da dor lombar. Sobre as principais conclusões dos estudos que compõe a amostra 50% concluíram que a dor lombar precisa de uma estra tégia para sua prevenção; e 30% concluíram que o ambiente de trabalho influencia no aparecimento da dor lombar. Palavras Chave: Ginástica laboral; Prevenção; Dor Lombar.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1189
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alex távora - fisioterapia.pdf380.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.