Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1191
Title: Estratégias de comunicação utilizadas por enfermeiros no atendimento a pacientes com necessidades especiais auditivas
Authors: SILVA, Amanda Bezerra da
NASCIMENTO, Glaycieli Silva do
SANTOS, Viviane Francisca dos
SILVA, Eliana Valentim da
FIGUEIRA, Maria Cristina dos Santos
Keywords: Comunicação
Linguagem
Surdez
Enfermagem
Issue Date: 2014
Abstract: RESUMO: A comunicação entre o enfermeiro e o paciente é um dos pontos importantes para uma assistência de enfermagem eficaz, favorecendo um melhor vínculo com o paciente. Algumas pessoas com deficiência auditiva conseguem fazer leitura labial e conseguem compreender as pessoas através de sua expressão facial. A utilização de estratégias de comunicação eficazes, para com este grupo de pessoas, ora sendo sua língua própria, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ora outras estratégias, proporciona um bom desempenho no atendimento ao paciente. OBJETIVO: Descrever o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros sobre as estratégias de comunicação utilizadas no atendimento aos pacientes com necessidade especial auditiva em um Hospital da Região Metropolitana da cidade do Recife. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em unidades de internamento e atendimento de urgência de um Hospital da Região Metropolitana da Cidade do Recife, realizado nos meses de Janeiro e Fevereiro do ano de 2014, onde foi aplicado um questionário com cinco perguntas objetivas, no qual os enfermeiros responderam como se dá a comunicação com os pacientes acima descritos. RESULTADOS: De uma amostra de 59 enfermeiros, 66% tiveram contato com pacientes que apresentam surdez. Destes, 27,1% encontraram dificuldades para entender o que o paciente quis dizer através do meio pelo qual se expressava e explicar as informações necessárias para a admissão do paciente no setor. A estratégia de comunicação usada por 20,3% dos enfermeiros foi utilizar a ajuda do acompanhante neste processo de comunicação, seguida da mímica, com 8,5%. Apenas 1,7% utilizaram a Libras associada à outra forma de comunicação. CONCLUSÃO: As dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na comunicação com pacientes com deficiência auditiva, demonstram a necessidade da inserção do ensino da Libras durante a formação acadêmica destes profissionais, caso isto não ocorra, durante os treinamentos e capacitações em serviço garantindo assim, uma assistência de saúde igualitária, como preconizam os princípios doutrinários do SUS. DESCRITORES: Comunicação, Linguagem, Surdez, Enfermagem.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1191
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amanda bezerra - enfermagem.pdf312.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.