Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1221
Title: Perfil motor de pré-termos acompanhados pelo Método Canguru do IMIP, através da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS)
Authors: LIRA, Gabriela Diniz
FEITOSA, Mayra Rodrigues de Alcantara
SOUZA, Juliana Barradas de
Keywords: Prematuro
Método canguru
Desenvolvimento infantil
Atividade motora
Issue Date: 2015
Abstract: RESUMO Objetivo: avaliar o desenvolvimento sequencial em bebês pré-termo com risco de atraso no desenvolvimento motor referente às posições supina, prona, sentada e ortostática. Método: estudo retrospectivo realizado entre março e novembro de 2015, através da análise de protocolos de pré-termos nascidos entre janeiro de 2012 à dezembro de 2014 com idade corrigida entre 0-18 meses de vida nascidos no IMIP e acompanhados pelo Ambulatório de Egresso do Canguru do IMIP. O estudo consistiu na coleta de resultados da Alberta Infant Motor Scale (AIMS) que foram aplicadas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no período citado acima. Resultados: foram analisados 109 pré-termos com idade gestacional (IG) corrigida média de 31,40 ± 2,55 semanas e peso médio de 1433,90 ± 351,83 gramas, com predomínio do sexo masculino (51,4%). Constatou-se que mais de 50% dos bebês pré-termo foram considerados com o desenvolvimento adequado para cada período em que o teste foi aplicado. Observou-se que o peso ao nascimento (PN) apresenta relação estatisticamente significante com a aquisição de todas as etapas motoras exigidas pelo teste. Conclusão: concluiu-se então, que uma intervenção precoce, como o método canguru, pode ser fundamental para o desenvolvimento adequado dos bebês pré-termo. Palavras-chave: Prematuro, método canguru, desenvolvimento infantil, atividade motora.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1221
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabriela diniz - fisioterapia.pdf219.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.