Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1223
Título: Avaliação fisioterapêutica na mulher com incontinência urinária de esforço: uma revisão bibliográfica
Autor(es): CASSIANO, Gilmayara de Oliveira
SANTOS, Maria Auxiliadora dos
AZEVEDO, Julianna Guendler de
VIEIRA, Juliany S. B. C.
Palavras-chave: Fisioterapia
Assoalho pélvico
Incontinência urinária
Data do documento: 2013
Resumo: RESUMO Objetivo: Centrou-se em descrever os principais métodos fisioterapêuticos utilizados para avaliar os músculos do assoalho pélvico na mulher com incontinência urinária de esforço. Método: O presente artigo consiste numa revisão bibliográfica, onde foram pesquisados estudos publicados nas bases de dados Bireme, Scielo e CAPES no período de 2003 a 2012. As palavras chave utilizadas para pesquisa em base de dados foram fisioterapia; incontinência urinária; assoalho pélvico; avaliação do assoalho pélvico. Resultados: Os métodos fisioterapêuticos encontrados nesta revisão bibliográfica, como: exame físico geral, avaliação funcional do assoalho pélvico, perineometria, biofeedback, cones vaginais, diário miccional, teste do absorvente e os questionários de qualidade de vida, são importantes componentes para uma boa avaliação perineal. Conclusão: Permitiu-se concluir que a avaliação fisioterapêutica nas mulheres com IUE possui grande importância, pois, é a partir daí que se pode traçar um bom protocolo de tratamento e possibilitar uma melhor qualidade de vida para essas mulheres. Palavra-chave: Fisioterapia; assoalho pélvico; incontinência urinária.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1223
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gilmayara de oliveira - fisioterapia.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.