Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1226
Título: Desenvolvimento e validação de método analítico utilizando a Espectroscopia Raman para identificação dos insumos farmacêuticos ativos Benznidazol e Captopril no Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE)
Autor(es): LOPES, Hamannda Koralyna de Araújo
GRANJEIRO JÚNIOR, Severino
VASCONCELOS, Fernanda Vera Cruz de
Palavras-chave: Espectroscopia Raman
Identificação
Matérias-primas farmacêuticas
Data do documento: 2012
Resumo: Resumo Objetivo: Desenvolver e validar um método analítico utilizando a Espectroscopia Raman para identificação dos insumos farmacêuticos ativos Benznidazol e Captopril no Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE). Metodologia: Foi feita a montagem da biblioteca para as matérias-primas analisadas utilizando diferentes lotes aprovados pelo controle de qualidade do LAFEPE. Os espectros Raman foram adquiridos utilizando o espectrômetro Raman IdentiCheck da Perkin Elmer, acoplado a uma sonda de fibra óptica. Para realização das medidas foram otimizados os seguintes parâmetros: caminho óptico, tempo de exposição do laser e número de exposições. O espectro de referência foi obtido a partir da média de seis espectros, sendo os quatro espectros restantes utilizados para comparação e cálculo do coeficiente de correlação. Para realização dos cálculos, utilizou-se o software COMPARETM. O método desenvolvido foi validado segundo a RE 899/03. Resultados: Os parâmetros de medida utilizados para o Captopril e Benznidazol foram: caminho óptico de 7,0 e 6,00 mm; tempo de exposição de 2,0s e 1,0 s; número de exposições de 4,0 e faixa espectral de 3030-200 cm-1 e 3278-200 cm-1, respectivamente. As amostras apresentaram coeficiente de correlação maior que 0,99 corroborando com os resultados obtidos pelo método oficial, infravermelho médio (MIR). Conclusão: O método proposto foi desenvolvido e validado. A partir dos resultados obtidos é possível utilizar a espectroscopia Raman na identificação de matérias-primas empregando uma técnica rápida, não destrutiva, específica e não requer a amostragem do material. Palavras-Chave: Espectroscopia Raman, Identificação, Matérias-primas farmacêuticas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1226
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hamannda Koralyna - farmácia.pdf455.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.