Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/125
Título: Perfil epidemiológico dos pacientes com mielomeningocele – o que mudou nos últimos 15 anos?
Autor(es): BARROS, Diego Felipe Ferrão Pereira de Andrade
SIAL, Adrian Ferreira
RODRIGUES, Bruna Ribeiro
FURTADO, Geraldo José Ribeiro Dantas
FAQUINI, Igor Vilela
Palavras-chave: Mielomeningocele
Defeito no fechamento do tubo neural
Pernambuco
IMIP
Data do documento: 2017
Resumo: OBJETIVO: Comparar os dados epidemiológicos de pacientes portadores de mielomeningocele operados no IMIP no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, com os dados de outro grupo de pacientes operados em 1998, e pontuar as mudanças observadas. MÉTODOS: O desenho do estudo foi do tipo Transversal Retrospectivo descritivo, com 63 recém-nascidos operados no período citado. As variáveis foram coletadas através dos prontuários dos pacientes, e comparadas com os resultados obtidos 15 anos atrás. RESULTADOS: Houveram mudanças nos seguintes aspectos epidemiológicos: procedência, diagnóstico pré-natal, via de parto, integridade da mielomeningocele, intervalo entre nascimento e correção e o tempo de permanência hospitalar. As demais variáveis observadas não demonstram mudanças significativas. CONCLUSÃO: A hipótese do estudo foi a de que a introdução do ácido fólico no pré-natal das gestantes brasileiras e a mudança do perfil socioeconômico das famílias poderia ocasionar uma redução na prevalência da meningomielocele. Contudo, a falta de informações consistentes observadas nos prontuários impediu que fosse possível afirmar se o ácido fólico teve um impacto positivo frente à mielomeningocele, tornando a hipótese nula. Todavia, a mudança observada em alguns aspectos do perfil epidemiológico desses pacientes nos permite inferir que houve uma melhora significativa na assistência à gestante e ao recém-nascido portador de mielomeningocele no estado de Pernambuco.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/125
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projeto 2017 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM MIELOMENINGOCELE – O QUE MUDOU NOS ÚLTIMOS 15 ANOS.pdf116.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.