Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1267
Title: Avaliação da prevalência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) em um departamento informatizado do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
Authors: COSTA, Maria Aline Araújo Obice
CONSULMAGNOS, Roberta de Barros
CAHÚ, Fabiana Cahú
Keywords: DORT
Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
Ambiente informatizado
Issue Date: 2014
Abstract: RESUMO Introdução: O uso do computador em ambientes informatizados cresce a cada dia nas grandes e pequenas empresas, e em consequência gera uma explosão no desenvolvimento de Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a ocorrência DORT, assim como traçar seu nivelamento através da intensidade das queixas referidas pelos trabalhadores. Método: Trata-se de um estudo observacional e descritivo, realizado em um departamento informatizado do IMIP. Para o levantamento dos dados utilizaram-se dois instrumentos de investigação. Primeiramente foi aplicado um questionário para investigação do perfil sócio demográfico, que abordou aspectos pessoais e profissionais. Posteriormente, aplicou-se o Diagrama de Corlett para investigação e nivelamento dos DORT. A amostra foi composta por 20 funcionários com faixa etária entre 25 a 45 anos, atuantes no horário diurno. Resultados: Constatou-se que a maioria dos funcionários apresentou dor e desconforto considerados intensos, nas regiões dos cotovelos, ombros e mão direita, o que indica um alto risco para desenvolvimento de DORT. Considerações finais: Tornou-se evidente que é de extrema relevância a utilização de métodos de análise ergonômica do trabalho em diversas atividades humanas, sobretudo nas que fazem uso de computadores. Sugere-se um aprofundamento destas discussões para uma melhor compreensão dos problemas identificados e atuação em busca da melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos trabalhadores. Palavras-chaves: DORT (Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho); Ambiente informatizado.
Description: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1267
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria aline - nutrição.pdf251.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.