Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1278
Title: Aleitamento materno na primeira hora de vida em crianças de 0 a 59 meses em um aglomerado urbano subnormal de Recife (PE)
Authors: LIMA, Renata Andrade de
BATISTA FILHO, Malaquias
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
Keywords: Aleitamento materno
Saúde materno-infantil
Período pós-parto
Aleitamento na primeira hora de vida
Issue Date: 2015
Abstract: RESUMO Objetivo: Determinar a prevalência e identificar os fatores condicionantes do aleitamento materno na primeira hora de vida em crianças de 0 a 59 meses residentes em um aglomerado urbano subnormal, assistidos pela Estratégia de Saúde da Família em Recife (PE). Método: Estudo transversal analítico, de base populacional, vinculado à pesquisa “Saúde, nutrição e serviços assistenciais numa população favelada do Recife: um estudo baseline” que foi realizada de junho a novembro de 2014 na Comunidade dos Coelhos, localizada em Recife (PE), no bairro da Boa Vista. Foram coletados dados de todas as crianças, total de 290 crianças entre 0 a 59 meses usuárias de duas Unidades de Saúde da Família (USF), residentes na Comunidade dos Coelhos. Mediante a realização de entrevista com as mães/responsáveis. Para o estudo atual, foram selecionadas as seguintes variáveis: as preditoras foram referentes aos dados sócio demográficos, obstétricos maternos e neonatais biológicos. Foi analisada como variável desfecho o aleitamento materno na primeira hora de vida, e assim foi composto um arquivo ad hoc. Para análise de dados, o utilizou-se o programa Stata 12.1. A análise dos fatores associados ao aleitamento materno na primeira hora de vida foi realizada através da regressão multivariada de Poisson, estimando-se as razões de prevalência (RP) brutas, ajustadas e os respectivos intervalos de confiança de 95% e os níveis de significância. Foi considerando o nível de significância < 5%. O estudo “Saúde, nutrição e serviços assistenciais numa população favelada do Recife: um estudo baseline” foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP, protocolo número 3201-12. Resultados: O aleitamento materno na primeira hora de vida ocorreu em 61,59% do total das crianças, já o contato pele a pele ainda na sala de parto foi de 83,15%. Revelaram-se estatisticamente significantes ao aleitamento materno na primeira hora de vida as variáveis: realização de pré-natal na Unidade de Saúde da Família da própria comunidade (p = 0,003) e a criança não ter nascido prematura (p = 0,020). Conclusão: Ficam evidenciadas como a orientação as mães, provavelmente fornecidas durante o pré-natal nas Unidades Básicas em aglomerados subnormais, obteve-se boas perspectivas da amamentação na primeira hora de vida. Palavras-chaves: Aleitamento materno, Saúde materno-infantil, Período pós-parto, Aleitamento na primeira hora de vida.
Description: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1278
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Andrade de Lima - Nutrição.pdf551.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.