Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1313
Título: Avaliação nutricional e bioquímica de pacientes críticos acompanhados em um hospital escola do Recife-PE
Autor(es): MAIA, Maria Eduarda Ferreira
RIBEIRO, Maria Luiza Leitão Guimarães
SILVA, Paola Frassinette de Oliveira Albuquerque
TOMIYA, Marília Tokiko Oliveira
Palavras-chave: Terapia intensiva
Estado nutricional
Desnutrição energético-proteica
Nutrição enteral
Avaliação nutricional
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: O estado nutricional do paciente crítico influencia em sua evolução clínica e a má nutrição contribui para o aumento da morbidade-mortalidade em terapia intensiva. Apesar da existência de alguns parâmetros bioquímicos e antropométricos para avaliação desses pacientes, há também limitações nesses métodos, como ausência de padrões de referência, assim como, o alto custo em exames laboratoriais. Objetivos: analisar os parâmetros antropométricos e bioquímicos de pacientes criticamente enfermos. Métodos: Estudo retrospectivo realizado através de registros das fichas de acompanhamento da nutrição dos pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, que foram acompanhados entre os anos de 2019 e 2020, na Unidade de Terapia Intensiva clínica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, localizado em Recife-PE. Foram coletadas informações referentes aos dados sociodemográficos (sexo e idade), as doenças prévias, o tempo de internamento na UTI, o uso de ventilação mecânica e o desfecho clínico. A avaliação do estado nutricional foi realizada a partir de medidas antropométricas como o peso, altura, Índice de Massa Corporal e Circunferência do Braço. Os exames bioquímicos analisados foram: Proteína C Reativa, Albumina, índice Proteína C-Reativa/Albumina, Hemoglobina, Hematócrito, Linfócito, Leucócito, Volume Corpuscular Médio, Hemoglobina Corpuscular Média. Resultados: A amostra foi composta por 164 pacientes, com média de idade de 58 ± 16 anos, composta em sua maioria pelo sexo feminino (54,30%), estava em ventilação mecânica (82,10%), apresentava doenças prévias (87,80%) e teve como desfecho clínico o óbito (62,70%). Quanto ao estado nutricional, a maioria dos pacientes tiveram diagnóstico de eutrofia (35,80%), de acordo com o Índice de Massa Corporal. Em contrapartida, apresentaram diagnóstico de baixo peso (81,30%), quando avaliados pelo parâmetro da Circunferência do Braço. Foram encontrados resultados significativos dos índices da Hemoglobina, Hematócrito, Albumina, Proteína-C Reativa e Volume Corpuscular Médio, no desfecho de óbito. No de alta foram encontrados resultados significativos apenas índices de Hemoglobina, Hematócrito e Proteína-C Reativa. Conclusão: Desse modo, foi possível concluir que, os parâmetros: albumina, índice Proteína C-Reativa/albumina, Proteína C-Reativa e Circunferência do braço são mais adequados na avaliação do estado nutricional e inflamatória do paciente críticos. Esses parâmetros possuem uma fácil aplicabilidade em ambiente hospitalar, além de um baixo custo. Com isso, pode-se identificar a importância de serem realizados mais estudos sobre esses indicadores. Palavras Chaves: Terapia Intensiva. Estado Nutricional. Desnutrição Energético-Proteica. Nutrição Enteral. Avaliação Nutricional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1313
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E BIOQUÍMICA DE PACIENTES CRÍTICOS ACOMPANHADOS EM UM HOSPITAL ESCOLA DO RECIFE-PE .pdf6.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.