Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1315
Título: Estado nutricional e fatores de risco cardiovascular em indivíduos que vivem com HIV/AIDS em assistência ambulatorial
Título(s) alternativo(s): Nutritional status and cardiovascular and nutritional risk factors living with HIV/AIDS in outpatient care
Autor(es): SILVA, Thays Amanda Viana da
SILVA JUNIOR, José Daniel de Araújo
SILVA, Paola Frassinette de Oliveira Albuquerque
Palavras-chave: Síndrome da imunodeficiência adquirida
Terapia antirretroviral
Doenças cardiovasculares
Avaliação nutricional
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A terapia antirretroviral tem promovido uma melhor qualidade e expectativa de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids. No entanto, o uso da terapia antirretroviral está associado a efeitos adversos como resistência à insulina, diabetes mellitus e dislipidemia, que se caracterizam como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Objetivo: Avaliar o estado nutricional e os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em pessoas que vivem com HIV/Aids. Métodos: Estudo analítico do tipo transversal, com indivíduos que vivem com HIV/Aids acompanhados no ambulatório (Hospital Dia) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. A população do estudo foi composta por indivíduos com idade igual ou superior a 19 anos, de ambos os sexos. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário específico e estruturado contendo informações de identificação; dados sociodemográficos (sexo, idade; grau de escolaridade, ocupação; renda familiar e bolsa auxílio); informações clínicas (tempo de diagnóstico de HIV, tempo de tratamento e os medicamentos utilizados); variáveis relacionadas ao estilo de vida (tabagismo, etilismo e atividade física). Para avaliação do estado nutricional foram utilizados: peso, altura, índice de massa corporal, circunferência do braço, dobra cutânea tricipital, circunferência da cintura, circunferência do quadril e relação cintura-quadril. Também ocorreu a avaliação bioquímica, através da hemoglobina, hematócrito, perfil lipídico completo e contagem de linfócitos CD4. Para análise estatística, os dados foram digitados no programa Excel para Windows® e em seguida foram realizadas as análises pelo Programa SPSS versão 13.0. Resultados: A amostra foi composta por 52 pacientes, com idade média de 41,58 ±10,45 anos, houve maior prevalência de pacientes do sexo feminino (57,7%).Na análise do perfil demográfico e socioeconômico se sobressaiu a autodeclaração de raça como parda (46,2%) e 58,8% da amostra estava em situação de desemprego. Quanto ao tratamento do HIV,98,1% dos entrevistados realizavam e destes, 96,2% faziam o uso da terapia antiretroviral regularmente. A maioria dos pacientes apresentava eutrofia quando analisados pelo índice de massa corporal (42,3%) e pela circunferência do braço(46,2%). Houve associação estatisticamente significante entre circunferência da cintura elevada e o sexo feminino (p=0,001), desemprego (p=0,007), renda mensal inferior entre 1 e 2 salário-mínimo (p=0,005), índice de massa corporal (p<0,001) e circunferência do braço (p<0,001).Conclusão: Houve maior predominância do pacientes eutroficos, seguidos daqueles que apresentavam sobrepeso, além do risco elevado para desenvolver doenças cardiovasculares. Palavras-chave: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Terapia Antirretroviral; Doenças Cardiovasculares; Avaliação Nutricional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de graduação em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para obtenção do título de bacharel em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1315
Aparece nas coleções:Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.