Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1316
Título: Perfil nutricional de mulheres com neoplasias ginecológicas internadas em um centro de referência de Pernambuco
Autor(es): SILVEIRA, Bruna Cavallazzi
RABELO, Rayanne Victória dos Santos
VIEIRA, Nathália Fidelis Lins
Palavras-chave: Neoplasias ginecológicas
Perfil nutricional
Risco nutricional
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO INTRODUÇÃO: O câncer ginecológico acomete grande parte das mulheres, sendo eles o de colo de útero, mama, ovário e endométrio. Por se tratar de uma neoplasia hormônio-dependente, em alguns casos a perda de massa muscular pode estar presente mesmo em pacientes apresentando sobrepeso, o que compromete o estado nutricional dos mesmos e reflete na piora do prognóstico. A identificação do estado nutricional torna-se importante para que sejam realizadas intervenções de maneira precoce. OBJETIVO: Avaliar o perfil nutricional de mulheres com neoplasias ginecológicas internadas em um centro de referência de Pernambuco. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo transversal que foi realizado em pacientes oncológicos internadas na enfermaria de oncologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), entre os meses de abril a setembro de 2021. Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos, antropométricos, e para identificar o risco nutricional foram aplicados instrumentos de triagem nutricional (Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Paciente (ASG-PPP) e Nutritional Risk Screening (NRS 2002) ). RESULTADOS: A amostra foi composta por 77 mulheres com média de idade de 55 + 12,63 anos. Quanto a localização da neoplasia 50,6% tinham diagnóstico de câncer de mama e 49,4% cânceres de colo de útero ou ovário. Cerca de 48% apresentaram uma perda de peso significativa em relação ao tempo, o grupo do câncer de mama apresentou maior perda de peso quando comparado ao grupo com câncer de ovário/ útero (p=0,026). Ao avaliarmos a associação do Índice de Massa Corporal (IMC) em relação a localização da neoplasia, identificamos que o grupo com diagnóstico de câncer de mama apresentou maior média de IMC quando comparado aos pacientes com cânceres localizados no útero ou ovário (p= 0,046). CONCLUSÃO: A perda de peso foi menor nos pacientes com câncer de mama e a média de IMC foi maior nesse mesmo grupo. Nesse estudo, o câncer de mama apresentou menor impacto na depleção do estado nutricional (perda de peso e IMC) quando comparado a outros canceres ginecológicos, o que demonstra a importância de não se utilizar um parâmetro isolado na avaliação antropométrica, para que seja avaliada a presença de sarcopenia e outras depleções que se encontrem mascaradas nessa população. Palavras-chave: neoplasias ginecológicas; perfil nutricional; risco nutricional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Nutrição, da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1316
Aparece nas coleções:Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.